TeamGroup T-Force Cardea Ceramic C440 1TB

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Com o novo T-Force Cardea Ceramic C440, a TeamGroup reforça a sua família de unidades SSD NVMe com mais um modelo do tipo PCIe 4.0 X4. Tecnicamente idêntico ao popular Cardea Zero Z440, ambos partilham os mesmos chips de memória NAND 3D TCL (células de tripla camada), neste caso em concreto da Kioxia (antiga Toshiba Memory), e o controlador Phison E16, que até ao momento, é o único disponível no mercado compatível com a norma PCIe 4.0.

Ao contrário do Cardea Zero, o Ceramic tem de uma placa de dissipação de calor em cerâmica, que revelou um bom desempenho a arrefecer o exigente controlador da Phison. Em termos de desempenho, a TeamGroup anuncia até 5000 MB/s de velocidade de leitura e até 4400 MB/s na escrita, ambos em modo sequencial, estando estes valores muito próximos dos que obtivemos em teste: 5007 e 4291 MB/s, respectivamente. Isto corresponde a um impressionante valor máximo de 750 mil IOPS (I/O operações por segundo), tanto para leitura como escrita.

Se a isto juntarmos um MTBF (tempo média sem falhas) de 1,7 milhões de horas, e um TBW (total de capacidade de escrita) de 1800 TB, estamos realmente perante um SSD de alto desempenho e alta fiabilidade, que tem ainda um dos preços mais baixos para um SSD PCIe 4.0 com esta capacidade.


Distribuidor: TeamGroup

Site: teamgroupinc.com

Preço: €209,90


Ficha Técnica

Capacidade: 1 TB
Ligações: M.2 PCIe 4.0 NVMe
Dimensões: 80 x 22 mm


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version