Registo de sites sobre vacinas contra a COVID-19 aumentou 300% em oito meses – e há domínios fraudulentos

Numa análise recente, a empresa israelita conclui ainda que foram criados «7056 novos sites relacionados com a vacinação».
©Hakan Nural
©Hakan Nural

O alerta é dado pela empresa de segurança Check Point, que fala num aumento de 300% no registo de sites relacionados com a vacinação contra a COVID-19, nos últimos oito meses – ou seja, entre Julho de 2021 e Março deste ano.

Segundo a Check Point, 29% destes sites são «considerados perigosos» e podem ter risco de fraude. Um dos exemplos dados pela empresa é a de uma falsificação do portal da Centers for Disease Control and Prevention dos EUA, com o objectivo de roubar as «credenciais Microsoft» dos visitantes.

«Milhares de milhões de pessoas continuam a aguardar pela sua vez de serem vacinadas, questionando-se quando chegará. Os cibercriminosos estão conscientes desta busca por informação e têm procurado explorá-la para seu proveito», alerta a Check Point.

©Check Point
©Check Point | Entre Dezembro e Janeiro, houve um pico de detecção de sites fraudulentos sobre vacinas.

Numa análise recente (desde Novembro de 2020), a empresa israelita conclui ainda que foram criados «7056 novos sites relacionados com a vacinação»; destes, 294 foram considerados «potencialmente perigosos».