PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Os 2%
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > O Que Vem à Rede > Os 2%
O Que Vem à RedeOpinião

Os 2%

Alexandre Gamela
Publicado em 20 de Março, 2021
Tempo de leitura: 3 min
Youtube
Foto Kon Karampelas em Unsplash

Os putos já não querem ser astronautas, só querem ser estrelas. Do YouTube. Desculpem, sou uma pessoa avançada na idade: do TikTok. A vontade de ser famoso é perfeitamente normal, só que, se antes essa fama vinha de ser actor, músico ou desportista, agora é a fama pela fama. Obrigado, Kim Kardashian.

- Publicidade -

A democratização dos mecanismos de produção de conteúdo e a sua facilidade de distribuição (tradução: ‘toda a gente tem um smartphone com câmara e apps de redes sociais’) dão a ideia de que é fácil criar um público. Mas, como qualquer youtuber ou influencer de sucesso poderá dizer, a luta é constante.

A Natureza do meio não permite um minuto de descanso, porque a competição pela atenção é feroz e a atenção é que paga as contas. Este público não paga a entrada no circo porque, na realidade, são o alimento das feras. Mas como explicar isso aos 30% dos miúdos entre os oito e os doze anos (dados roubados do artigo Building the Middle Class of the Creator Economy de Li Jin) que sonham ser youtubers ou tiktokers? Se não resultou com os aspirantes a actores que servem à mesa em Hollywood, não irá resultar agora.

Os números são duros: apenas 2% dos criadores de conteúdos no Patreon fazem mais que o salário mínimo americano e os músicos no Spotify precisam de 3,5 milhões de streams para ganhar o mesmo (dados, idem). Por cada Wuant há milhões de youtubers que não passam da meia dúzia de seguidores. Se o futuro se mede pela ambição dos jovens, esta geração preocupa-me.

Estes “criadores” (salvo raras excepções) apenas criam irrelevância. Servem para distrair o público enquanto as feras afiam os dentes. É a denominada ‘economia da atenção’. Os miúdos devem usar os seus canais nas redes, para desenvolver novas competências e expressar a sua criatividade, sim. Mas não alimentem sonhos de fama. Ser famoso porque sim é igual a zero.

O sonho de ser estrela das redes faz-me lembrar uma piada sobre startups: só duas em cem é que fazem dinheiro. «E isso tem piada?», perguntam vocês. 98% das vezes, não.

- Publicidade -
- Publicidade -
Etiquetas:InfluencerMonetizaçãoOpiniãoPatreonredes sociaisSpotifystartupsTikTokYouTube
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoQuinta Coluna

Uma vitória pela encriptação em França (e o resto da UE?)

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}