Microsoft resolve problemas de impressão causados pela última actualização para o Windows 10

A Microsoft disponibilizou uma correcção que resolve os problemas causados pela mais recente actualização do Windows 10, que podiam provocar o aparecimento de ecrãs azuis quando se tentava imprimir.
Impressora Kyocera
Kyocera

A Microsoft lançou uma correcção para os problemas causados pela mais recente actualização para o Windows 10, que podiam fazer com que o computador bloqueasse com um ecrã azul, cada vez que se tentava imprimir um documento em certos dispositivos. Pouco tempo depois de a actualização de Março de 2021 (Windows 10 KB5000802) ter começado a ser distribuída aos utilizadores, começaram a surgir notícias de que, quando se tentava imprimir um documento, o computador bloqueava e mostrava um “ecrã azul da morte”.

Aparentemente, o problema apenas afecta computadores ligados a certos tipos de impressoras, incluindo modelos produzidos pela Kyocera, Ricoh e Zebra.

O problema foi confirmado pela Microsoft, que lançou hoje uma actualização opcional para corrigir este problema.

A resolução deste problema vem sob a forma da actualização KB5001567, que actualiza os sistemas operativos Windows 10 builds 19041.868 ou 19042.868. As notas de lançamento desta actualização, publicadas pela Microsoft, contêm apenas um único ponto:

Actualização de um problema que pode causar um ecrã azul quando tenta imprimir em determinadas impressoras quando se usam algumas aplicações.

Esta actualização para o Windows 10 está disponível para os sistemas com as versões 1803, 1809, 1909, 2004, 20H2 e 21H1. Esta última versão está, por agora, apenas disponível para os participantes no programa de testes Windows Insider.

Para já, esta actualização não está a ser distribuída automaticamente. Quem quiser instalá-la ter de aceder ao painel de definições ‘Windows Update’ e forçar a instalação:

Aceda ao menu ‘Iniciar’, com um clique no botão ‘Windows’ no canto inferior esquerdo do ecrã.

Clique na roda dentada que está à esquerda no menu.

No ecrã principal das definições, procure e clique no ícone ‘Actualizações e segurança’.

Clique em ‘Procurar actualizações’.

A actualização Windows 10 KB5001567 deverá aparecer passados uns segundos. Clique em ‘Transferir e actualizar’.

No final só tem de reiniciar o computador para a instalar.