Através da iniciativa Snapdragon Sound, a Qualcomm quer melhorar o som e a reduzir a latência nos dispositivos móveis

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A Qualcomm, um dos maiores fabricantes de hardware para dispositivos móveis, anunciou a iniciativa Snapdragon Sound, um conjunto de tecnologias de hardware e software, que têm como objectivo melhorar as experiências de som dos utilizadores de dispositivos móveis. A Snapdragon Sound vai poder ser aplicada a dispositivos móveis, como smartphones, tablets, computadores portáteis com processadores Snapdragon e a auscultadores ou earbuds.

Esta iniciativa da Qualcomm assenta em três pilares: Plataformas móveis e Tecnologias, Processamento e Conectividade e Tecnologias de Áudio e Vídeo. Segundo a Qualcomm, ao juntar estes três pilares, será possível obter som de alta qualidade, conectividade melhorada para dispositivos áudio que usem ligações Bluetooth, menor latência e melhoria da vida das baterias, tanto nos dispositivos em si, como nos próprios acessórios. A empresa conseguirá estas melhorias através do controlo de toda a cadeia de fabrico e implementação do hardware e software. A Qualcomm vai gerir o hardware, firmware e software não só no dispositivo móvel em si, como também no dispositivo que trata da reprodução (auscultadores, por exemplo). Isto quer dizer que, quem quiser usar estas tecnologias terá de esperar por novos dispositivos que incluam o hardware e software Snapdragon Sound. 

A tecnologia Snapdragon Sound suporta a reprodução de som de 24 bits a 96 kHz, com as latências na comunicação via Bluetooth de 89 milissegundos. Através destas tecnologias, o emparelhamento de dispositivos também é facilitado, bem como a qualidade da voz durante as chamadas através de dispositivos Bluetooth.

Para poder utilizar estas novas tecnologias é necessário um dispositivo com um processador Sanpdragon da série 8, como o novo Snapdragon 888. O dispositivo também terá de incluir um chip Bluetooth que suporte os CODEC aptX/Aqstic e suporte para o cancelamento de ruído activo. Espera-se que, com o tempo, a Qualcomm estenda o suporte para estas tecnologias a chips para dispositivos de gama média.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version