Raspberry Pi 400

Quer um computador para aprender a programar ou apenas para trabalhar? Este Raspberry Pi 400 pode ser a resposta.
raspberry-pi-400

Quem teve o privilégio e o prazer de usar um ZX Spectrum nos anos oitenta, percebe o apelo que este Raspberry Pi 400 tem. Trata-se de um teclado sensivelmente do tamanho do de um portátil, que tem lá dentro um computador Raspberry Pi um pouco diferente dos outros que se podem comprar sob a forma de uma pequena placa. Isto acontece para permitir a colocação de todas as ligações na traseira do computador. Tirando esta reorganização, em termos de características técnicas o computador é praticamente igual ao Raspberry Pi 4, com apenas algumas diferenças, umas mais visíveis que outras: o processador do 400 é um pouco mais rápido que o do 4 (1,8 GHz no 400 e 1,5 GHz no Raspberry Pi 4), perdeu o jack de 3,5 mm, não tem a ligação dedicada para a câmara do Raspberry Pi, tem menos uma entrada USB 2.0 e o barramento GPIO de 40 pinos, em vez de estar na vertical da placa, está numa posição horizontal para que se possam ligar dispositivos na parte de trás do computador.

Pequeno por fora, grande por dentro
O Raspberry Pi 400 tem um processador Broadcom BCM2711 com quatro núcleos a 1,8 GHz, 4 GB de memória RAM LPDDR4, uma entrada USB Type-C para ligar o transformador, duas entradas microHDMI para ligação a monitores, duas entradas USB 3.0 e uma entrada 2.0, uma entrada RJ-45 para rede com fios gigabit e uma entrada para cartões de memória microSD. O Raspberry Pi 400 pode ser ligado a redes sem fios até à norma 802.11 ac e a dispositivos Bluetooth até à versão 5.0.

Tal como acontece com o Raspberry Pi 4, o 400 é vendido sem qualquer acessório para manter o preço o mais baixo possível, mas a Raspberry Pi Foundation também vende um cabo microHDMI para HDMI, um transformador com ligação USB Type-C e um rato óptico. Existe um conjunto (ainda não disponível em Portugal) que inclui todos estes acessórios, mais um cartão de memória e um guia de iniciação rápida.

©Raspberry Pi Foundation
©Raspberry Pi Foundation

Sistema operativo à escolha
Como já é tradição no Raspberry Pi, o computador não inclui qualquer sistema operativo: é o utilizador que tem de o descarregar e instalar num cartão microSD. O sistema operativo-padrão é o Raspberry Pi OS, uma versão do Linux Debian adaptada especialmente para estes computadores. Mas não tem de estar agarrado a um único sistema operativo, também pode descarregar o LibreElec (para o usar o Raspberry Pi como media center, com o Kodi), o Ubuntu Server, o Ubuntu Desktop, o Ubuntu Core, o RetroPie (para usar emulação de máquinas de jogos antigas) e o TLXOS (um sistema operativo projectado para utilizar o Raspberry Pi como Thin Client). Existe também uma versão do Windows 10 para computadores ARM, mas só funciona nos Raspberry Pi anteriores ao 4.

Todos os sistemas operativos incluem as aplicações necessárias para começar logo a trabalhar com o Raspberry Pi numa grande variedade de tarefas, da programação numa grande quantidade de linguagens, à produtividade clássica com processamento de texto e folhas de cálculo, passando pelo email e navegação na Internet.

O Raspberry Pi 400 é todo em plástico, o teclado é excelente e, se já tiver um sistema operativo instalado no cartão microSD, consegue começar a trabalhar com ele em menos de cinco minutos, a partir do momento em que o tira da caixa.

Este computador funciona surpreendentemente bem num grande conjunto de aplicações e é o ideal para quem necessita de uma máquina para começar a programar, ou simplesmente para navegar na Internet, e gerir as suas comunicações.

No entanto, em resoluções acima de 1080p o desempenho decresce bastante por isso aconselha-se a usá-lo sempre nesta resolução.


Distribuidor: Raspberry Pi Foundation

Site: raspberrypi.org

Preço: €79,90 (Globaldata)


Ficha Técnica

Processador: Broadcom BCM2711 (4 núcleos a 1.8GHz)
Memória RAM: 4GB LPDDR4-3200
Ligações sem fios: Wi-Fi 802.11b/g/n/ac Bluetooth 5.0
Entradas: 2 × micro HDMI, 2 × USB 3.0, USB 2.0, slot para cartões MicroSD, RJ-45; GPIO de 40 pinos
Dimensões: 286 × 122 × 23 mm


Selo PCGuia Excelência