Mobile Pixels Trio Max 14”

Um monitor portátil, ideal para quem necessita de um segundo ecrã, por exemplo, em viagem.

Em regra, quando se tem um ecrã grande num portátil, tem-se um dispositivo que é mais um computador transportável que um portátil, no verdadeiro sentido da palavra. Assim, como é que se pode aumentar o tamanho do ecrã sem aumentar o tamanho do computador? Uma resposta pode ser este ecrã Trio Max da Mobile Pixels.

Trata-se de um monitor secundário com catorze polegadas que tem um sistema engenhoso que o fixa na tampa de um computador portátil através de ímanes. O sistema de fixação é composto por um invólucro com uma calha que permite fazer deslizar o ecrã para a direita ou para a esquerda, transformando o computador num sistema de dois ecrãs contíguos como muitos de nós usamos em cima da secretária. Isto é engenhoso e permite instalar/remover o monitor rapidamente – no entanto, é preciso ter algum cuidado porque basta um pequeno embate para soltar o monitor da tampa do portátil.

Se quiser usar dois Trio está disponível um adaptador que permite fixar o monitor-extra e que transforma um portátil num sistema com três monitores (dois Trio de cada lado mais o ecrã do portátil). Dentro da caixa encontra também um suporte que permite a utilização do monitor em separado: na vertical ou na horizontal.

O Trio Max é ligado ao computador através de um cabo USB Type-C (que inclui um adaptador para USB Type-A) e oferece uma resolução máxima de 1920 x 1080 a 60 Hz.

Inevitavelmente, o conjunto do invólucro e do monitor acrescenta mais espessura (1,3 cm) e mais peso ao computador (900 gramas).

O plástico do suporte é algo fino, quase de certeza uma forma para tentar reduzir o peso do conjunto. Este facto obriga a que a parte de baixo esteja apoiada na superfície onde também está a ser usado o computador, o que dificulta a utilização do Trio Max em cima das pernas, se for necessário.

A qualidade da imagem é muito boa, com cores saturadas e bom recorte. Não detectei qualquer arrastamento digno de nota, mas também tenho de dizer que apenas usei o monitor em tarefas de trabalho, não joguei, nem vi vídeos muito movimentados.


Distribuidor: Robisa

Site: robisa.es

Preço: €279


Ficha Técnica

Tamanho do ecrã: 14″
Resolução: 1080p FHD
Taxa de actualização: 60 Hz
Brilho: 300 nit
Consumo: 4,5 W
Alimentação: USB Type-C
Compatibilidade: Windows, Android, Linux, macOS
Peso: 900 gr