HP apresenta dois novos portáteis Dragonfly e Folio em Portugal

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min
HP Elite Folio - Imagem: HP

A HP apresentou hoje em Portugal, dois novos computadores portáteis das famílias Dragonfly e Folio, que, apesar de cumprirem o mesmo propósito, não podiam usar hardware tão diverso.

O Elite Dragonfly G2 tem um ecrã IPS com 13,3 polegadas polegadas e 1920 X 1080 de resolução, que pode ser rodado completamente para a parte de trás, ficando as costas do monitor em cima da base, de forma a ser mais confortável quando o utilizador está a ver um filme, por exemplo.

Este computador Dragonfly de segunda geração, tem dimensões reduzidas (304 X 197 X 16 mm) e pesa menos de 1 Kg. As ligações físicas incluem duas entradas USB Type-C que, para além da transferência de dados, também servem para o carregamento da bateria. Está presente uma entrada USB Type-A, uma ligação HDMI de tamanho completo (para ligar o computador a um monitor ou TV), uma tomada Jack de 3,5 mm para auscultadores e microfone e uma gaveta para um nanoSIM que permite o acesso à Internet onde quer que o utilizador se encontre através de redes 4 e 5G.

[ngg src=”galleries” ids=”28″ display=”basic_imagebrowser”]O Dragonfly utiliza um processador Intel de 11ª geração para o processamento geral e para os gráficos, visto não incluir uma placa gráfica dedicada.

A HP encheu o novo Dragonfly de funcionalidades extra, que foram pensadas especialmente para utilizadores empresariais, como o filtro que impede a visualização do conteúdo do ecrã por terceiros, se estiverem a olhar para o ecrã a um angulo superior a partir dos 45 graus.

Existe também um componente de inteligência artificial que detecta a forma como o computador está a ser usado e muda o modo de funcionamento automaticamente. Por exemplo, é capaz de detectar se o computador está guardado num saco e desliga-o, ou se está a ser utilizado em cima de uma mesa para passar a máquina para o desempenho máximo.

Por fim, foi adicionado um sistema que faz uma calibração do sistema de som para adaptar a reprodução e a captação de som ao ambiente em que o computador está a ser utilizado, para, por exemplo, optimizar o som para videoconferências ou música.

O Dragonfly G2 está disponível para encomenda por €1800.

A HP vai também disponibilizar em Portugal uma versão diferente do Dragonfly, denominada Elite Dragonfly Max, que partilha a maioria das características do Elite Dragonfly, mas tem uma webcam com 5 MP, um filtro de luz azul no ecrã, quatro microfones e vai estar disponível em preto.

HP Elite Folio

O novo modelo Elite Folio liberta-se do jugo da Intel e utiliza um SoC Snapdragon 8cx Gen 2 5G, da Qualcomm. Esta combinação processador/GPU é muito semelhante à utilizada em smartphones e tablets e oferece algumas vantagens face aos processadores X86. Desde logo, são mais poupados no consumo energético e permitem um arranque muito mais rápido que os processadores tradicionais.

Segundo a HP, este computador consegue funcionar 24 e meia sem ser carregado.

O ecrã é de 13,5 polegadas (1080p) sensível ao toque e inclui uma caneta que pode ser guardada junto ao teclado, que pode servir para desenhar ou escrever directamente no ecrã. Este computador também permite a alteração da configuração do ecrã, mas utiliza um sistema diferente do Dragonfly. Neste caso, o ecrã está montado num suporte rotativo que permite rodar parte de trás do ecrã para cima do teclado em vez de rodar para trás.

Este computador pesa 1,3 Kg, tem duas entradas USB Type-C, uma entrada Jack de 3,5 mm e uma gaveta para um nanoSIM.

O Elite Folio estará disponível e Abril e custará €1600.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version