Google Play Music fecha de vez a 23 de Fevereiro: saiba como fazer o download de toda a sua música

Para não perder as suas músicas, tem duas opções: ou muda para o YouTube Music ou faz o download da sua biblioteca. Esta guia mostra-lhe como pode fazer isto.
©PCGuia | YouTube Music

Depois de ter anunciado que o Play Music iria passar a fazer parte do YouTube Music, em Outubro de 2020, a Google enviou um e-mail aos utilizadores com um aviso.

Neste e-mail, a Google diz que, no dia 24 de Fevereiro, todas as músicas (compradas ou não) que estão guardadas na cloud deste serviço serão apagadas: «Após esta data, não poderá recuperar nada», alerta a empresa.

Se ainda não fez (ou não quer) fazer a transição para o YouTube Music, a alternativa é fazer o download de todos os ficheiros através do serviço Google TakeOut, que pode ser acedido a partir da (ainda) activa app Play Music – este pequeno guia ensina a fazer isso.

1 – Abra a Google Play Music (que ainda pode ser descarregada na Play Store, em dispositivos Android ou na App Store, para iOS) e no primeiro ecrã, onde aparece o aviso de que o serviço já não está disponível, toque em ‘Gerenciar os seus dados’.

©Google Play Music


2 – No ecrã seguinte é-lhe dada a oportunidade para transferir tudo para o YouTube Music, mas não é isto que queremos. Faça scroll para baixo e escolha a opção ‘Transferir biblioteca de música’.

©Google Play Music

3 – Isto leva-nos ao serviço Google Take Out, que nos vai ajudar com o processo de criação de um ficheiro ZIP com as músicas. Em ‘Selecionar dados a incluir’ marque o Google Play Music (já deve estar, por defeito) e depois toque em ‘Passo seguinte’.


4 – Escolha ‘Exportar uma vez’ e, em ‘Tipo de ficheiro e formato’, seleccioene ‘.zip’ e ‘2 GB’. Se a sua biblioteca de música for maior, o Google Take Out divide em vários ZIP com este tamanho, por isso não se preocupe. Finalmente, toque em ‘Criar exportação’.

©Google Play Music

5 – O ecrã final diz-nos que a Google está a criar o ficheiro com todas as nossas músicas e que, quando estiver finalizado, nos envia um e-mail a avisar disso. Quando esse e-mail chegar, basta clicar em ‘Transferir os seus ficheiros’ para ter acesso a toda a sua música – só tem de descompactar o ZIP.

©Google Play Music