Faça uma cópia de segurança automática das suas fotos

Vamos usar o Google Drive para que as fotos que tenha no disco rígido do seu PC sejam gravadas na cloud - assim fica com um backup automático onde tem as suas fotos a salvo, se acontecer algum problema no computador.

Todos nós temos uma pasta no computador cheia de fotografias de viagens, momentos em família e amigos que não queremos perder, de certeza. Mas os azares, às vezes, acontecem e um problema no computador pode fazer com que estas memórias se possam perder para sempre. Para evitar dissabores nestes casos, o melhor é ter uma cópia de segurança dessas fotografias fora do computador: pode ser numa pen ou disco rígido, mas nesta edição sugerimos a cloud, em concreto o Google Drive.

 

1 – Se ainda não tem uma conta da Google, crie uma gratuita em bit.ly/3qDcorp. Depois, é preciso fazer o download da ferramenta Cópia de Segurança e Sincronização em bit.ly/2Jzdyn7 – faça scroll para baixo até encontrar um cartão onde aparece o nome desta app e clique em ‘Transferir’. Abra o ficheiro e instale.

 

2 – Alguns segundos depois, o ícone Cópia de Segurança e Sincronização (uma nuvem branca) deve aparecer na barra de tarefas, no canto inferior direito da área de trabalho. Se não conseguir ver, clique na pequena seta para cima, que aparece à esquerda, na mesma barra. Clique neste ícone para abrir a ferramenta que nos vai ajudar neste processo – aparece a janela de configuração e, aqui, carregue em ‘Começar’.

3 – No ecrã que aparece tem de fazer login na sua conta Gmail. O Cópia de Segurança e Sincronização da Google está definido para fazer backup de todos os ficheiros que tiver no desktop e nas pastas de documentos (Docs) e fotografias (Imagens).

Contudo, aqui só queremos que se concentre numa pasta específica: a que tem guardadas todas as nossas fotografias. Para fazer isso, retire as marcações das opções-padrão, clique em ‘Escolher pasta’ e seleccione aquela onde tem as fotos que quer guardar no Drive da Google. A ferramenta vai fazer uma validação da pasta e depois começar a transferi-la para a cloud.

4 – Agora, vamos escolher como deve ser feito o backup das fotos. ‘Alta qualidade’ significa que as fotos que sincronizar com o Drive não vão contar para o limite de armazenamento de 15 GB do serviço da Google. Para isso, a Cópia de Segurança e Sincronização vai compactar a qualidade das imagens, mas será quase impossível notar qualquer diferença entre estas e as originais. Se, mesmo assim, não quiser escolher este método, seleccione ‘Qualidade original’ – contudo, ao fazer isto, as fotos vão contar para o armazenamento. Recomendamos ainda que seleccione a opção ‘Carregar fotos e vídeos para o Google Fotos’, para que consiga ver as suas fotografias em qualquer dispositivo. Finalmente, clique em ‘Seguinte’.

5 – A Cópia de Segurança e Sincronização também pode sincronizar todos os arquivos da sua conta Google Drive com o seu computador. Porém, como estamos a usar a ferramenta apenas para fazer backup das nossas fotos, vamos desactivar este recurso: retire a marcação da caixa ‘Sincronizar o meu disco com este computador’.

Agora, carregue em ‘Iniciar’, para que a ferramenta comece a analisar a pasta (ou as pastas) que escolheu no passo 3. O tempo que demora, depende da velocidade da sua ligação à Internet e da quantidade de fotos que tiver. Pode ver o andamento do processo se clicar no ícone da ferramenta, na barra de sistema.

 

6 – Se remover uma foto do seu PC (ou Google Drive), surge uma notificação que lhe pergunta se também a quer apagar do Drive (ou de seu PC) – clique apenas em ‘Remover’ se tiver a certeza de que o quer fazer. No computador, também pode visualizar as suas fotografias no Google Drive (drive.google.com) e no Google Fotos (photos.google.com) – ambas as plataformas têm apps para smartphones.

7 – Pode alterar as configurações de backup a qualquer momento clicando no ícone Cópia de Segurança e Sincronização que está na barra de tarefas do Windows, depois nos três pontinhos e em ‘Preferências’. Além de poder adicionar ou remover pastas do backup, pode alterar o que acontece quando apaga uma foto do computador. Se clicar em ‘Perguntar antes de remover ambas as cópias’ pode alterar para ‘Remover sempre ambas as cópias’ (as fotos serão excluídas dos dois locais em simultâneo) ou ‘Nunca remover ambas as cópias’. Não se esqueça de clicar em ‘Ok’ para gravar as alterações.