Estudo LeasePlan/Ipsos: portugueses querem veículos eléctricos, mas o preço é um impedimento

Uma das conclusões do relatório VEs & Sustentabilidade mostra que 77% dos portugueses acredita que, em 2030, a «maioria dos novos veículos será eléctrica ou com emissões zero».
@Tommy Krombacher
@Tommy Krombacher

O mais recente Relatório Anual Mobility Insights, que se centra nas expectativas dos consumidores em relação a veículos eléctricos (VEs & Sustentabilidade) mostra que a maioria dos portugueses confia no facto de que, no futuro, a mobilidade será feita com cada vez menos recurso a combustíveis fósseis.

Em Portugal, um dos 22 países que participou neste relatório da LeasePlan e da Ipsos, «dois em cada três condutores têm uma atitude (muito) positiva em relação aos veículos eléctricos». Segundo as promotoras do relatório, Portugal é mesmo o país «com a atitude mais positiva» sobre VE.

Uma das conclusões do relatório VEs & Sustentabilidade confirma que 77% dos portugueses acredita que, em 2030, a «maioria dos novos veículos será eléctrica ou com emissões zero». Sobre a intenção de comprar um VE, 49% dos inquiridos nacionais disse que «provavelmente/quase de certeza» que o seu próximo automóvel já não seria com motor de combustão.

Apesar de a maioria dos portugueses ter uma opinião favorável aos VE, há um grande entrave à compra: «Para 64% dos portugueses inquiridos o preço de aquisição é o maior impedimento para a compra de um carro eléctrico».

As outras razões que levam a manter as dúvidas sobre a compra são a «autonomia limitada (55%)» e a «insuficiente estrutura de carregamento (38%)». O relatório completo da LeasePlan e da Ipsos pode ser lido aqui.