Windows vai ter widget de notícias e meteorologia na Barra de Tarefas

A nova funcionalidade já está disponível para testes pelos participantes no programa Windows Insider.

A Microsoft anunciou que o Windows 10 vai receber em breve um widget que mostrará informações meteorológicas e notícias, que será integrado na Barra de Tarefas do sistema operativo. Este widget permite ao utilizador ler notícias e ver o estado do tempo rapidamente, se o utilizador passar o rato por cima do widget aparece uma janela com títulos e informação mais completa. Esta nova funcionalidade faz parte do projecto ‘Sun Valley’ que tem como objectivo renovar a interface do Windows através de novas funcionalidades e designs.

Neste momento, a funcionalidade chama-se ‘News and interests’ (Notícias e interesses, numa tradução livre) e reside à esquerda da zona de notificações, que está habitualmente no estremo direito da Barra de Tarefas. Quando está minimizado, o widget mostra o estado do tempo actual e alertas de notícias. Se clicar em cima dele abre-se uma janela que mostra as últimas notícias, mais detalhes acerca do estado do tempo e mais.

Esta funcionalidade está já disponível no Windows Insider Dev Channel (Build 21286) e chegará ao público em geral este ano.

Widget
Imagem – Microsoft

Segundo a Microsoft, este widget oferece as seguintes funcionalidades:

Mantenha-se informado: Fique sempre a par das suas notícias e interesses directamente a partir da Barra de Tarefas. Receba as notícias mais recentes sobre o tempo, desporto e mais e depois regresse rapidamente ao trabalho. Este widget oferece conteúdos de mais de 4500 meios de comunicação de todo o mundo e também mapas meteorológicos detalhados. Ao clicar num artigo abre-se uma janela que lhe permite ler sem distracções.

Personalize o seu feed: Pode escolher os conteúdos que quer (ou não) ver para que o feed se adapte às suas preferências e interesses. Também pode reagir às notícias através de emojis.

O controlo é seu: Através da interface do widget pode definir os limites de seguimento por parte de anunciantes e outras entidades. E se não quiser ver nada, também pode desligar o widget com um clique do botão direito do rato.