Samsung cria novos robots para aspirar ou ajudar em várias tarefas domésticas e do dia-a-dia

A Samsung só confirmou a comercialização do JetBot 90 AI+; o Bot Care e o Bot Handy ainda não têm data prevista para chegar ao mercado.
©Samsung
©Samsung

A marca coreana anunciou, na CES, uma nova linha de robótica que tira partido de inteligência artificial para ajudar nas várias tarefas domésticas e servirem como assistentes pessoais, no dia-a-dia.

Na área dos aspiradores automáticos, a Samsung vai lançar (para já, apenas nos EUA) o JetBot 90 AI+ (na foto, em cima) durante o primeiro semestre de 2021. Este robot é características muito semelhantes aos mais recentes da iRobot, como as funções inteligentes de limpeza e uma base onde o lixo pode ser depositado.

Este aspirador, também ele redondo, tem sensores LiDAR e 3D para que consiga evitar «cabos e pequenos objectos». O JetBot 90 AI+ tem ainda uma câmara e pode ser integrado na plataforma SmartThings, da Samsung, que controla vários equipamentos IoT.

Ao JetBot 90 AI+ juntam-se ainda mais dois robots que têm como missão servirem de assistentes pessoais e ajudar em várias tarefas do dia-a-dia: o Samsung Bot Care e o Samsung Bot Handy.

©Samsung
@Samsung | Os Bot Care e Handy são dois robots que vão ajudar os utilizadores em tarefas domésticas.
.

Ambos capazes de reconhecer comportamentos dos utilizadores, sendo que o Handy tem um braço com uma mão que irá conseguir «dizer a diferença entre a composição do material de vários objectos» e «usar a quantidade adequada de força para agarrar e mover itens domésticos». Entre as tarefas que o Samsung Bot Handy será capaz de fazer, a marca refere a «limpeza quartos desarrumados» ou a «separação de pratos após uma refeição».

Neste momento, a Samsung só deu mesmo certezas quanto à comercialização do JetBot 90 AI+; o Bot Care e o Bot Handy ainda não têm data prevista para chegar ao mercado.