PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Inteligência Artificial à nossa imagem
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > O Que Vem à Rede > Inteligência Artificial à nossa imagem
O Que Vem à RedeOpinião

Inteligência Artificial à nossa imagem

Alexandre Gamela
Publicado em 23 de Janeiro, 2021
Tempo de leitura: 3 min
Freepik

Nós, humanos, estamos programados (desculpem a expressão) para reconhecer caras desde bebés. Portanto, não é de espantar que os interfaces de AI (de chatbots a assistentes virtuais, passando por “amigos” literalmente artificiais) sejam representados antropomorficamente. Mas terá mesmo de ser assim?

- Publicidade -

A Inteligência Artificial (AI) é a tecnologia que está a evoluir mais rapidamente. Para já, só se faz notar no autocomplete do Google Docs, ou no tratamento de imagens e som, deixando jornalistas, artistas e músicos a questionar as suas opções de vida.

Nos próximos tempos, a AI vai deixar de ser apenas uma funcionalidade para se tornar uma presença. E, como tudo o que é estranho a nós, está a ser feita à nossa semelhança para ser aceite mais facilmente: vejam o Douglas, o «humano digital autónomo mais realista» criado pela Digital Domain. Ele tem a aparência de um senhor de meia idade que colecciona selos como hobby. Ou mechas de cabelo roubadas a raparigas que vê passar na rua. Temos a Replika, a amiga digital que na minha experiência era uma pixie girl de cabelo cor-de-rosa.

Percebo a necessidade de antropomorfizar a tecnologia – sempre o fizemos com os robôs – mas acho parvo. Não quero um robô ou AI igual a uma pessoa. Quero um ser com tentáculos e que comunique por impulsos sonoros que não sejam bem palavras, mas música. Essa é a segunda fase: a da personalização. O que falta perceber é se somos nós que moldamos a AI ao nosso gosto ou se é ela que se molda a nós.

Para quê dar humanidade a uma tecnologia que tem características que ultrapassam as dos humanos? Quero entidades eficazes e não sucedâneos de criaturas falhadas. A Boston Dynamics percebeu isso há muito tempo e foi buscar inspiração ao melhor do reino animal. Em representação digital ou mecânica, a AI não pode passar por “humana”. Até porque, de humanos está o mundo cheio.

Em vez um Douglas a correr na rua de tesoura na mão, que tal um assistente virtual que seja um Cthulhu fofinho com tentáculos de peluche?

- Publicidade -
- Publicidade -
Etiquetas:Assistentes PessoaisBoston DynamicsDigital DomainIAinteligência artificialOpiniãoReplika
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoQuinta Coluna

Uma vitória pela encriptação em França (e o resto da UE?)

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}