Gráficas RTX da série 30 para portáteis podem ser apresentadas esta semana

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Os computadores portáteis estão prestes a começar a receber as novas placas gráficas da série RTX 30 fabricadas pela Nvidia. A Nvidia publicou um pequeno teaser no Twitter para a sua apresentação virtual de amanhã na CES 2021 onde serão apresentados estes novos processadores gráficos.

Segundo alguns rumores que têm circulado na Internet nos últimos dias, a Nvidia pode vir a lançar GPU para computadores portáteis que são equivalentes a grande parte da sua oferta para os computadores de secretária, incluindo um RTX 3060 com 6 GB de memória RAM, uma 3070 Max-Q com 8 GB de memória RAM e um topo de gama RTX 3080 Max-Q com 16 Gb de memória RAM, o que é mais que os 10 GB que estão na 3080 para computadores de secretária.

Estes novos sistemas gráficos vão tirar partido das funcionalidades da arquitectura Ampere, como a aceleração de tarefas ray tracing mais eficaz e adicionar a tecnologia Resizable Address Register que melhora a comunicação entre o processador e o GPU. Esta última tecnologia já está presente nos chips para computadores de secretária e pode ser ligada através de uma actualização do software.

Um dos problemas que a Nvidia teve de resolver para trazer as RTX 30 para os portáteis é, sem dúvida, o do consumo energético dos processadores. As placas RTX de última geração para computadores de secretária consomem muito, o que não é aceitável num portátil que depende da energia fornecida por baterias. Este aspecto também terá impacto no desempenho destas novas gráficas.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version