Devolo Wifi Repeater + AC

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Os repetidores de Wi-Fi são daquele tipo de hardware que, no papel, se apresentam como uma excelente ideia, porque prometem levar o sinal da rede sem fios aos cantos mais recônditos da casa, sem grande trabalho de instalação e configuração. Mas, no entanto, para funcionarem correctamente, têm de ser posicionados com cuidado para não se sobreporem ao sinal da rede sem fios existente e também para que não fiquem sem sinal, o que reduz muito o desempenho da rede. Depois há o problema de quem tem muitos dispositivos a tentar receber e enviar dados. Geralmente, os repetidores têm muita dificuldade em servir muitos dispositivos de cada vez.

A Devolo, marca mais conhecida pelo seu hardware para redes powerline, também tem um repetidor para redes sem fios, com forma de um dos seus dispositivos powerline tradicionais, mas que apenas serve para repetir o sinal da rede wifi das normas Wi-Fi 4/5 (IEEE 802.11 a/b/g/n/ac/k/r/v), a 2,4 e 5 GHz. Este repetidor também permite a integração em redes mesh que distribuem o sinal de rede dos vários repetidores sem a necessidade de ter várias redes com SSID e passwords diferentes no mesmo local.

Uma particularidade deste repetidor é ter uma tomada integrada, o que faz com que não inutilize a tomada onde estiver ligado. Esta característica não é muito normal no mercado dos repetidores e dá-lhe uma versatilidade que a maioria não tem.

Na parte de baixo, estão duas entradas RJ-45 que permitem a ligação de dispositivos de rede. Do lado do software, este repetidor utiliza o mesmo Devolo Cockpit que é usado pelo hardware da marca.

Depois de ligar o Wifi Repeater+ AC à nossa rede wireless, e de o configurar como ponto de acesso, registámos que o sinal melhorou substancialmente em locais onde mal chegava. Ligámos quatro smartphones e um computador ao Wi-Fi do repetidor e conseguimos uma taxa de transferência no Speedtest que chegou aos 30/35 Mbps (a nossa ligação à Internet é de 1 Mbps). O sinal manteve-se sempre estável durante os testes.


Distribuidor: Devolo

Site: devolo.com

Preço: €69,99


Ficha Técnica

Ligações Ethernet: 2 x RJ45
Normas: Wi-Fi 4/5 (IEEE 802.11 a/b/g/n/ac/k/r/v)
Rádio: 2,4 GHz + 5 GHz Dual Band Dual Concurrent
Streams: 2 x 2 MIMO
Taxa de transmissão de dados: de 2,4 GHz a 300 Mbps e de 5 GHz a 867 Mbps
Dimensões: 152 x 76 x 40 mm


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version