Como partilhar um computador com Windows

Agora que entrámos num segundo confinamento, mostramos-lhe como pode partilhar com várias pessoas um computador com Windows, sem misturar ficheiros e outros dados.

Por vezes, pode ser necessário partilhar um computador entre várias pessoas, seja em casa ou no trabalho. À primeira vista parece que é o princípio de uma tempestade perfeita para perder dados ou ficar com o computador inutilizado. Mas o Windows 10 dá-lhe as ferramentas necessárias para permitir a partilha de um computador por várias pessoas sem a possibilidade de um utilizador ler ou alterar os ficheiros de outro, apagar aplicações ou alterar a forma como o computador funciona de uma maneira geral.

Estas ferramentas podem também ajudar bastante quem necessita de trabalhar a partir de casa e precisa de partilhar o computador com um familiar durante, por exemplo, um confinamento geral.

As ferramentas do Windows permitem a criação de vários perfis de utilizador em que cada um apenas tem acesso aos seus próprios ficheiros, aplicações e definições do sistema operativo. Neste artigo mostramos como se configuram estas funcionalidades.


Aviso: Este artigo parte do princípio que o computador está a funcionar com, pelo menos, a actualização de Outubro de 2020 do Windows 10 (versão 20H2). Se estiver a usar uma versão diferente pode continuar a seguir o artigo, mas algumas janelas e menus podem ter uma aparência diferente.


O Windows 10 permite facilmente a partilha de um computador por vários utilizadores diferentes. Para o fazer terá de criar contas separadas para cada pessoa que o irá usar. Cada utilizador terá o seu próprio espaço de armazenagem, aplicações, Ambiente de Trabalho, definições e mais.

O administrador do PC é que define e gere todas as contas. Existem várias definições do sistema a que apenas o administrador tem acesso. A conta de administração é criada quando o Windows é instalado. Uma conta normal também pode ser promovida a conta de administração, como veremos mais à frente.

Se for o administrador do computador, é muito fácil criar uma conta de utilizador. Primeiro terá de ter o endereço de correio electrónico da pessoa para quem estiver a criar a conta. Idealmente será uma conta Microsoft (por exemplo ‘[email protected]’ ou ‘[email protected]’ ou um endereço de email empresarial que utilize o Outlook), para que as definições usadas noutros computadores (por exemplo, o espaço de armazenamento no serviço Onderive) sejam importadas automaticamente para a máquina onde estiver a criar a conta. A criação de contas Microsoft é gratuita.

Neste momento, vamos partir do princípio que a conta que se está a criar utiliza uma conta Microsoft. Mais à frente veremos como se pode criar um perfil de utilizador, sem usar uma conta Microsoft. No entanto, tenha em atenção que as restrições de utilização do computador para familiares apenas podem ser utilizadas se a conta usar em endereço de email Microsoft. Como mencionámos antes, as contas Microsoft podem ser criadas tanto no oulook.com como no hotmail.com.

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Para adicionar um utilizador, clique no botão ‘Iniciar’, e depois clique na roda dentada que está à esquerda do menu para aceder às ‘Definições’. Depois clique em ‘Contas’.

Na janela ‘Contas’, clique em ‘Família e outros utilizadores’ na coluna da esquerda. Se quiser adicionar um novo utilizador, clique em ‘Adicionar outra pessoa a este PC’. Se quiser adicionar um membro da família, clique em ‘Adicionar um membro da família’. Esta última classe de utilizadores permite definir um conjunto de limitações, como controlos parentais que incluem o tempo de ecrã e as aplicações ou jogos que podem usar, entre outras coisas.

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No ecrã seguinte, insira o endereço de email da pessoa, clique em ‘Seguinte’ e depois em ‘Concluir’.

Depois de criar o utilizador, o nome aparece na janela ‘Família e outros utilizadores’. Também aparecerá quando clicar no ícone do utilizador actual do Windows que está em primeiro lugar no menu ‘Iniciar’ à esquerda.

Há duas formas de começar a usar a nova conta. Pode clicar no ícone do utilizador no menu ‘Iniciar’ e depois inserir a password da conta Microsoft (é a mesma da conta de email). Ou pode reiniciar o PC. No ecrã de login do Windows vai poder escolher a conta que será utilizada.

A nova conta terá um espaço de armazenamento separado no OneDrive. Cada ficheiro local desse utilizador não será acessível pelos outros. As únicas aplicações que estarão visíveis são as que o utilizador instalou (ou as que estiverem marcadas para utilização por todos os utilizadores do computador). As definições de outros computadores (por exemplo a imagem de fundo) serão importadas, visto tratar-se de uma conta Microsoft.

Como configurar um novo utilizador sem usar uma conta Microsoft

A criação de uma conta de utilizador no PC sem usar uma conta Microsoft dá um pouco mais de trabalho.

Para o fazer, abra o menu ‘Iniciar’, clique na roda dentada e depois clique em ‘Contas’ e por fim, clique em ‘Família e outros utilizadores’ na coluna da esquerda. Clique em ‘Adicionar outra pessoa a este PC’.

Na janela que surge, clique em ‘Não tenho a informção de início desta pessoa’. 

No ecrã seguinte, clique em ‘Adicionar um utilizador sem uma conta Microsoft’.

No ecrã seguinte insira o nome de utilizador e a password para o utilizador que estiver a criar. 

Depois de inserir a password pela segunda vez, o Windows vai pedir-lhe para definir perguntas de segurança de forma a ser possível recuperar a password se o utilizador se esquecer. A definição das perguntas de segurança é obrigatória.

Assim que acabar o processo é levado de volta à janela ‘Família e outros utilizadores’ onde aparecerá a nova conta.

Este tipo de contas de utilizador chama-se ‘Contas Locais’ e apenas residem no computador em que foram criadas. Neste caso não há qualquer sincronização com outros computadores Windows e não será possível o acesso automático ao espaço de armazenamento online OneDrive. Os utilizadores deste tipo de contas também não podem descarregar e instalar aplicações a partir da loja Microsoft e também não poderão instalar aplicações a partir de quaisquer outras fontes, se o tentarem fazer ser-lhe-á pedida a password da conta de administrador.

Alternar entre contas

Depois de criar as suas contas, alternar entre elas é muito simples. Basta clicar no botão ‘Iniciar’, clicar no botão que representa o utilizador à esquerda do menu, depois clicar no utilizador cuja conta quiser usar e por fim inserir a password dessa conta.

Também pode mudar de utilizador a partir do ecrã de bloqueio do Windows.

Uma coisa que tem de ter em mente quando várias pessoas usam um único computador é que: mesmo que o PC não esteja a ser usado num determinado momento, os utilizadores continuam com as sessões abertas nas contas respectivas, a menos que façam logout, ou o computador seja reiniciado.

Para ver que utilizadores têm sessões iniciadas no PC, clique no botão ‘Iniciar’ e depois clique no ícone que representa o utilizador actual (o primeiro à esquerda do menu ‘Iniciar’), na lista de contas aparecerá uma indicação de que estão autenticados no PC.

Quando uma pessoa tem uma sessão iniciada no PC, mesmo que não esteja a usar nesse momento, o Windows grava o estado dessa conta, que aplicações estava a usar, os ficheiros que estavam abertos, entre outras coisas. Isto serve para que, quando o utilizador regressar ao computador, tudo estará como quando deixou de trabalhar com o computador, poupando assim o trabalho de activar aplicações e abrir ficheiros.

Como tudo na vida, também esta funcionalidade tem um lado bom e um lado mau. O lado bom é ser prático, o lado mau é que se o computador for reiniciado, por exemplo, as alterações aos ficheiros que não tenham sido gravadas podem perder-se.

Por isso, uma boa prática é sempre fazer logout da sua conta quando deixa de trabalhar com um computador que esteja a ser partilhado. Basta clicar no nome da sua conta no topo do menu ‘Iniciar’ e depois escolher a opção ‘Terminar sessão’.

Gerir as contas

Se quiser que outro utilizador também tenha privilégios de administrador, basta retornar ao ecrã ‘Família e outros utilizadores’, clicar na conta em questão e depois clicar no botão ‘Alterar tipo de conta’.

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No ecrã seguinte clique no menu e escolha a opção ‘Administrador’ e clique em ‘OK’.

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Se quiser reverter uma conta de administrador para utilizador padrão, repita o processo, mas no último passo escolha a opção ‘Utilizador Padrão’.

Também pode remover contas, desde que seja administrador: aceda à janela ‘Família e outros utilizadores’, clique em cima da conta que quiser remover e clique em ‘Remover’.

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Aparece um aviso que lhe dá conta que, se apagar a conta, todos os dados associados com a conta que está a apagar serão também removidos. Isto inclui os ficheiros, ambiente de trabalho, aplicações e outros dados. As contas só podem removidas se o utilizador tiver terminado a sessão nessa conta.