O Snapdragon 888 será o chip para dispositivos móveis topo de gama em 2021

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Qualcomm Snapdragon 888: The 5G mobile experience you deserve

A Qualcomm acaba de oficializar o Snapdragon 888, o chip que vai fazer funcionar muitos dos dispositivos móveis topo de gama durante o ano que vem. A Qualcomm diz que as principais vantagens deste novo SoC estão no acesso melhorado a redes 5G, melhorias no desempenho geral e do processador gráfico e um novo processador Hexagon, dedicado a tarefas relacionadas com inteligência artificial.

O Snapdragon 888 integra o modem X60, a terceira geração de modems 5G da Qualcomm. Este novo modem inclui conectividade Sub-6 e mmWave globais, compatibilidade com multi SIM e partilha de espectro dinâmica.

O novo modem X60 permite a agregação de portadoras de rede Sub-6 e mmWave, o que permite aos operadores combinar os espectros para melhorar o desempenho da rede. Isto não era possível nos dispositivos das gerações anteriores, o que obrigava os operadores a escolher entre Sub-6 e mmWave.

O modem X60 é um dispositivo fabricando segundo um método de 5 nm, enquanto os anteriores eram de 7 nm. É possível que o Snapdragon 888 também seja de 5 nm, mas ainda não há confirmação oficial.

A Qualcomm também actualizou o conjunto de optimizações para jogos Snapdragon Elite Gaming para ser compatível com ecrãs de 144 Hz. Segundo a empresa, o Snapdragon 888 vai trazer o maior upgrade de desempenho do GPU dos últimos tempos.

No campo da inteligência artificial, o módulo Hexagon de sexta geração foi redesenhado para oferecer mais desempenho neste tipo de tarefas.

O ISP Spectra também não foi esquecidos e, segundo a Qulacomm, permite agora tirar fotografias, ou gravar vídeo, a 2,7 gigapíxeis por segundo, o equivalente a 120 fotos de 12 megapíxeis por segundo. Isto corresponde a ganhos de 35 % em relação à geração anterior.

A Qualcomm anunciou também os fabricantes que vão lançar produtos baseados no Snapdragon 888 em breve, a lista inclui a ASUS, Black Shark, Lenovo, LG, MEIZU, Motorola, Nubia, Realme, OnePlus, OPPO, Sharp, Vivo, Xiaomi e ZTE.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version