Trickbot e Emotet: estes foram os dois ataques de ransomware mais perigosos em Outubro

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©Arget

A Check Point partilhou o seu habitual relatório com as ameaças mais perigosas do mês, neste caso de Outubro. No topo estão dois trojan: o Trickbot e Emotet. A empresa de segurança diz que ambos estiveram na «origem do aumento de ataques ransomware», dirigidos a «hospitais e serviços de saúde a nível global».

Na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África), o Trickbot e o Emotet foram responsáveis por uma subida de 36% nos ataques; na Ásia-Pacífico, esta percentagem foi de 33%; nos EUA, foi onde se registou a situação mais grave: um aumento de 71%.

«O aumento exponencial dos ataques ransomware que se tem verificado desde que se iniciou a pandemia, é um claro aproveitamento das possíveis falhas de segurança advindas das várias mudanças que ocorreram, e ocorrem, neste período», justificou a Check Point.

Por causa disto, a marca deixa um alerta: «Todas as organizações de saúde devem tomar as devidas precauções de cibersegurança antes que estes agentes maliciosos causem danos reais».

No seu relatório de Outubro, a Check Point chama ainda a atenção para três vulnerabilidades que têm sido exploradas pelos hackers: MVPower DVR Remote Code Execution (43%), Dasan GPON Router Authentication Bypass e HTTP Headers Remote Code Execution (CVE-2020-13756) – ambas com 42% das incidências de ataques.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version