Segundo maior fabricante de portáteis atacado por ransomware

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Compal

A Compal, uma empresa de Taiwan espacializada no fabrico de computadores portáteis para marcas como a Fujitsu, Apple, Dell e Lenovo, sofreu um ataque de ransomware este fim-de-semana.

Segundo um screenshot partilhado por empregados da Compal no site Yahoo Taiwan, o responsável por este ataque pode ter sido o grupo DoppelPaymer, uma organização que se dedica quase exclusivamente a ataques deste tipo. De acordo com meios de comunicação da ilha, o ataque inutilizou cerca de 30% dos computadores da empresa.

Quando regressaram ao trabalho, os trabalhadores receberam uma mensagem do departamento de informática a pedir-lhe para verificarem o estado dos seus computadores e para fazerem cópias de segurança dos ficheiros mais importantes em sistemas que não foram afectados pelo ataque.

Screenshot de ecrã de um computador afectado na Compal, partilhado por um dos empregados da empresa.

Apesar das notícias veiculadas pelos meios de comunicação locais, Qingxiong Lu, o vice-director da Compal, admitiu à United News Network que a empresa teve um problema de segurança nos seus sistemas, mas negou que a paragem na produção se ficou a dever a ransomware.

O mesmo responsável afirmou que o incidente apenas afectou a rede interna dos escritórios da empresa e que as linhas de produção, onde são fabricados os computadores portáteis para outras marcas não foram afectadas.

Segundo Qingxiong, a actividade da empresa vai regressar ao normal muito em breve, assim que o departamento de informática acabar de restaurar todos os sistemas que foram afectados.

A Compal é o segundo maior fabricante de computadores portáteis para terceiros, atrás da Quanta Computer, também de Taiwan.

A empresa fabricou e ainda fabrica computadores Apple, Acer, Lenovo, Dell, Toshiba, HP, e Fujitsu. Para além de computadores, também fabrica monitores, tablets, smartwatches, smart TV e periféricos.

A Compal foi a terceira empresa de Taiwan a ser atacada por ransomware este ano. A empresa de fornecimento de electricidade estatal, CPC Corp, foi atacada em Maio pelo ransomware ColdLocker e a fábrica da Garmin foi atacada pelo ransomware WastedLocker em Julho.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version