Acer Concept D 7 Ezel Pro

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 5 min

Revelado durante o CES, no início do ano, o ConceptD 7 Ezel Pro é um computador portátil convertível, criado especificamente para criadores de conteúdos. Mas qual é este tipo de público que tantos fabricantes gostam de falar? Tratam-se de utilizadores que utilizam os seus equipamentos para fazer trabalhos a nível de fotografia, vídeo ou projectos 3D. É por esta razão que a Acer usou neste original computador um ecrã IPS de resolução 4K UltraHD, com validação Pantone, reprodução de 100% da gama de cores Adobe RGB e uma precisão certificada de cor Delta E inferior a 2, ou seja, foi calibrado de fábrica para poder reproduzir as cores com maior precisão e maior realismo.

Este ecrã tem ainda a particularidade de ser táctil, de usar um vidro Corning Gorilla Glass 6 para evitar o aparecimento de riscos, e de poder ser usado com uma caneta digital fornecida, caneta essa desenvolvida em conjunto com a Wacom, que garante 4096 níveis de sensibilidade à pressão.

Formato?
Contudo, por muito impressionante que seja este ecrã, mais impressionante ainda é o funcionamento da sua base, que permite transformar este computador num verdadeiro híbrido, com um total de seis formatos distintos.

Além do formato de computador portátil tradicional, pode rodar o ecrã sobre o ponto de apoio da base, colocando o ecrã numa posição de stand, com o ecrã a cobrir o teclado e a facilitar a leitura de conteúdos multimédia, inverter totalmente o ecrã para transformar este computador num tablet ou usar um dos outros formatos sugeridos pela Acer. Honestamente, não ficámos convencidos com todos os formatos, mas sim com a robustez desse mesmo suporte, bem como com a possibilidade e versatilidade do equipamento.

Destaque ainda para a construção robusta de todo o equipamento, daí o peso elevado (2,5 kg), bem como para a variedade de portas disponíveis, como saídas HDMI, DisplayPort, USB 3.1 Gen2, USB-C (Thunderbolt 3) e placa de rede Gigabit LAN, sem esquecer as obrigatórias ligações sem fios Wi-Fi 802.11ax e Bluetooth 5.0.

Desempenho de luxo
Convém deixar claro que o equipamento que recebemos para teste vinha com uma configuração que, felizmente, não será disponibilizada em Portugal. Sim, leu bem: ‘felizmente’. Se no passado recebemos equipamentos com configurações superiores à disponível no mercado, como forma de demonstrar todo o potencial dos equipamentos, desta vez foi o inverso, o que só poderá ser bom, uma vez que ficámos bastante impressionados com esta configuração supostamente inferior.

Este ConceptD 7 Ezel Pro vinha equipado com um processador Intel Core i7-10750H de seis núcleos e 2,6 GHz (até 5 GHz com Max Turbo), 16 GB de memória DDR4 a 2666 MHz, 1 TB de SSD do tipo NVMe e uma Nvidia GeForce RTX 2070 Max-Q Design com 8 GB de memória dedicada.

Os resultados dos testes foram excelentes e só não foram superiores pelo facto de a placa gráfica, por ser uma versão Max-Q Design, funcionar a uma velocidade limitada (por questões térmicas). A versão disponível no mercado português contará com um processador Intel Core i7-10875H de oito núcleos (até 5,1 GHz em modo Max Turbo), 32 GB de memória RAM e uma poderosa Nvidia GeForce RTX 2080 Super, que oferece um desempenho significativamente superior ao da presente RTX 2070 Max-Q Design.


Distribuidor: Acer

Site: acer.com/pt

Preço: €3999 (para a versão vendida em Portugal)


Benchmarks

  • PCMark 10: 5462
  • PCMark 10 Productivity: 7333
  • 3D Mark FireStrike: 15 250
  • 3D Mark Sky Diver: 30 387
  • FarCry 5 1080p Ultra: 123 fps
  • Shadow of Tomb Raider 1080p DX12 Highest: 74 fps

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i7-10750H a 2,6 GHz
Memória: 16 GB DDR4 2666 MHz
Armazenamento: 1 TBB SSD NVMe
Placa Gráfica: Nvidia GeForce RTX 2070 Max-Q Design 8GB
Ecrã: 15,6” IPS táctil (3840 x 2160)
Ligações: 2 x USB 3.1 Gen2, 2 x USB-C 3.1 Gen2, DisplayPort, HDMI, Gigabit Ethernet, leitor de cartões SD, jack 3,5 mm
Dimensões: 358,5 x 260 x 28,6 mm
Peso: 2,5 kg

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version