Windows 10 vai avisar os utilizadores quando as drives SSD estiverem quase a falhar

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

É um facto que as drives SSD são muitíssimo mais rápidos, mas também é um facto de, apesar de também serem mais resistentes por não terem peças móveis, não são imunes às falhas. E quando falham normalmente não dão qualquer sinal prévio. É por isto que a Microsoft vai adicionar um novo sistema de monitorização para as drives SSD ao Windows 10.

No anúncio da versão Preview Build 20226 do Windows 10, Brandon LeBlac, autor do blog Windows Insider da Microsoft, explica como é que esta nova funcionalidade de monitorização da saúde das drives SSD foi desenhada para detectar situações anormais em drives NVMe:

“Quando é detectado um problema, será mostrada uma notificação no Ambiente de Trabalho que diz: “Um dispositivo de armazenamento poderá estar em risco de falhar e necessita da sua atenção”. Nesta notificação também estará um link para carregar as aplicações de gestão de drives e opções de cópia de segurança, que também dão pistas sobre o motivo do aparecimento da notificação.”

Imagem © Microsoft

Quando esta notificação aparecer, o utilizador deve iniciar uma cópia de segurança dos dados que estiverem na drive afectada, porque a drive pode estar prestes a chegar ao fim da sua vida útil.

É possível verificar o estado de saúde de uma qualquer drive sempre que desejar na Build 20226 do Windows 10 acedendo a ‘Definições’, ‘Sistema’, ‘Armazenamento’ e finalmente ‘Gestão de discos’, ‘Propriedades’. Nessa janela conseguirá ver o tempo de vida prevista para a drive em questão, a sua temperatura e quaisquer avisos que possam existir.

Também está presente uma opção para fazer uma cópia de segurança.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version