Revelada nova família de placas gráficas GeForce RTX 30 Mobile

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 1 min

Embora a sua apresentação esteja prevista só para o início do próximo ano, durante o CES 2021, um utilizador no Twitter (Harukaze5719) revelou o lineup da próxima geração de placas gráficas da Nvidia, destinada a dispositivos móveis. Tratam-se das novas GeForce RTX 3080, 3070 e 3060, nas suas variantes Max-Q (para maior eficiência) e Max-P (para maior desempenho).

Segundo a tabela revelada, aparentemente a Nvidia irá lançar quatro novos modelos, com os modelos de topo a serem representados pela GeForce RTX 3080 Max-Q e a GeForce RTX 3070 Max-Q, em que ambos deverão usar memórias GDDR6 em vez das GDDR6X, como acontece nas variantes de desktop, que embora sejam mais lentas, são energeticamente mais eficentes, e acessíveis.

Já a versão de entrada da família GeForce RTX 30 Mobile será composta por duas variantes da GeForce RTX 3060, uma versão Max-Q e uma versão Max-P. Se em 2020 estamos a assistir a um ano revolucionário, em termos de processamento gráfico no segmento desktop, 2021 promete ser o ano do segmento mobile, também com a chegada das soluções AMD Radeon RX 6000 com arquitectura RDNA2.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version