Intel confirma chegada dos processadores Rocket Lake de 11ª geração no início de 2021

Intel

A Intel confirmou que os processadores de décima primeira geração Rocket Lake para computadores desktop vão começar a ser comercializados no primeiro trimestre de 2021 e incluem suporte para a norma PCIe 4.0.

Este anúncio é feito na véspera de a AMD apresentar os novos processadores baseados na arquitectura Zen para computadores de secretária, que, de certeza, que serão a primeira séria concorrência que a Intel vai ter em anos no mercado dos PC topo de gama. Esta informação é uma espécie de lembrete aos fabricantes e entusiastas que há alternativas ao que a AMD vai apresentar.

Segundo o site Videocardz, os novos processadores devem chegar em Março de 2021. Estes novos chips são compatíveis com as motherboards da série 400 da Intel.

Já o site Wccftech obteve mais informação acerca do que esperar dos novos processadores da Intel, que se espera que sejam fabricados segundo o mesmo processo de 14 nm que já é utilizado há anos. Contudo, a Intel vai utilizar alguns dos melhoramentos de arquitectura apresentados na nova Willow Cove utilizada nos mais recentes processadores de 11ª geração para computadores portáteis.

Para além do suporte para PCIe 4.0, os novos Rocket Lake-S vão integrar processadores gráficos Xe e Thunderbolt 4.