É possível instalar Crysis 3 na memória de uma GeForce RTX 3090

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 1 min

A nova placa gráfica RTX 3090 tem um frame buffer com 24 GB que pode ser utilizado para muitas coisas, dependendo da imaginação dos utilizadores.

Numa publicação na rede social Twitter, o utilizador Strife212, que também é programador, usou um programa chamado GPU RAM Drive para criar um RAM Disk com 15 GB na memória interna da RTX 3090 e depois instalou lá o Crysis 3.

Os 9 GB que restaram foram mais que suficientes para permitir a execução do jogo. No entanto, em termos de desempenho aparentemente não há ganhos de maior em instalar o jogo em VRAM porque os tempos de carregamento são muito semelhantes ao que se consegue com uma drive SSD NVMe.

Mas não deixa de ser uma coisa interessante de experimentar e leva-nos a pensar no que mais se pode instalar numa RTX 3090. Por exemplo um sistema operativo. O Windows 10 de 64 bit só necessita de 20 GB de espaço. Ou talvez o Doom, porque corre em praticamente qualquer coisa que tenha um ecrã.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version