XPG Core Reactor 650W Gold

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A XPG é uma marca de gaming da ADATA, um fabricante de Taiwan muito popular em termos de soluções de armazenamento e memórias. Porém, com a marca XPG, o grupo ADATA pode aventurar-se em novos tipos de dispositivos, como memórias de alto desempenho, unidades SSD M.2, teclados, ratos, auscultadores, caixas de computador, sistemas de arrefecimento líquido de processador e fontes de alimentação, bem como acessórios, como extensões de cabos, para um acabamento mais aprimorado nos projectos de modding.

Com a Core Reactor 650 Gold, temos aqui um excelente exemplo do rigor da ADATA na criação dos produtos da gama XPS. Esta fonte, totalmente modular, destaca-se pela dimensão bastante compacta, com apenas 140 mm de comprimento, o que obrigou à utilização de uma ventoinha de 120 mm, que, ainda assim, revelou ser bastante silenciosa, mesmo quando a fonte é puxada aos limites.

Por ser totalmente modular, toda a cablagem vem numa prática bolsa, permitindo apenas a instalação dos cabos que precisa de usar, estando presentes o obrigatório cabo ATX de 24 contactos, o cabo com duas ligações 12V EPX de 4+4 contactos cada, dois cabos com duas ligações PCIe de 6+2 contactos, bem como os obrigatórios cabos com quatro ligações MOLEX de quatro contactos, e três cabos com um total de doze ligações SATA.

Esta fonte, por ser totalmente compatível com as novas normas ATX, precisa de ter eficiência energética de, pelo menos, 70%, algo que esta fonte da XPG cumpre na perfeição, tendo inclusive certificação 80 Plus Gold, ou seja, a garantia de uma eficiência energética que pode chegar aos 92% na melhor das situações (em meia carga), e 88% na pior (carga máxima). Para tal, foi fundamental a utilização de componentes de elevada qualidade, como os condensadores japoneses de 105º C, que garantem uma elevada estabilidade, especialmente nas exigentes linhas de +5, +3.3 e +12 V, cada qual capaz de lidar com uma corrente máxima de 20, 20 e 54.1 A, respectivamente.

Os variados mecanismos de protecção, como o OPP (Over Power Protection) e os dez anos de garantia do fabricante são os elementos que faltam para confiar nesta fonte. Se, até aqui, esta fonte da XPG nos convenceu, tendo mesmo superado as expectativas, o mesmo não podemos dizer do preço, não que o mesmo não seja justificado, mas sim porque, por uma diferença insignificante (mais dez euros), poderá optar pelo modelo de 750 ou 850 W por mais vinte euros.


Distribuidor: Fraggerzstuff

Site: xpg.com/pt

Preço: €134,99


Ficha Técnica

Potência máxima: 650W
Ligações: 24 pins ATX, 2 x 4+4 pins 12v EPS, 4 x 6+2 pins PCIe, 12 x SATA, 4 x Molex
Arrefecimento: Ventoinha de 120 mm
Dimensões: 150 x 140 x 86 mm


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version