Terça-feira, 29 de Setembro de 2020
PeriféricosReviews

Play – Trust GXT 590 Bluetooth Wireless Gamepad

O comando tem uma bateria recarregável, via MicroUSB, que garante uma autonomia próxima das trinta horas.

Classificação

Funcionalidades9
Experiência de utilização8
Preço/qualidade8

Gostámos

  • Excelente ergonomia
  • suporte para Windows e Android

A rever

  • Grampo de smartphone instável

Ponto final

8.3O Trust GXT 590 é uma boa solução para quem procura um comando wireless acessível, com uma excelente ergonomia, que tanto pode ser usado em Windows, como em smartphones ou tablets Android.

Este comando destaca-se por ser inspirado naquele que é, para mim, o mais ergonómico do mercado: o da Xbox. Colocando-os lado a lado, as semelhanças são evidentes, não só na excelente ergonomia, como na disposição dos comandos analógicos e digital, bem como dos próprios botões, que têm a particularidade de partilhar a mesma designação (Y, X, B e A). Isto deve-se ao facto de este comando ter sido criado para ser ligado a um computador via Bluetooth 4.0. Se o seu PC não tiver Bluetooth, não se preocupe: a Trust incluiu um adaptador nano USB, que garante um alcance máximo de dez metros, embora seja recomendável uma distância mais próxima, para evitar interferências ou um aumento das latências.

Este comando tem ainda dois modos de ligação: através da mais recente API XInput (que permite que o Windows 10 o identifique como um comando Xbox); ou com a mais antiga, mas mais universal API DirectInput, que o transforma num tradicional comando ligado via DirectX, essencial para garantir a compatibilidade com jogos mais antigos.

Este comando da Trust tem uma bateria recarregável, via MicroUSB, que garante uma autonomia próxima das trinta horas, fundamental para outra das suas principais funcionalidades: ser compatível com dispositivos Android.

Este comando traz ainda um grampo central que se ajusta à largura do seu smartphone, ficando o mesmo colocado no topo. Esse grampo, infelizmente, é feito de um plástico pouco rígido e demasiado estreito, o que faz com que smartphones de grandes dimensões, como um Asus ROG Phone II ou um Galaxy Note 10 Plus (dois dos equipamentos que usámos) acabem por ficar demasiado instáveis à medida que manuseamos o comando. Ignorando esta limitação, que certamente o deixará de ser em equipamentos mais compactos e leves, este comando comportou-se de forma exemplar com a grande maioria dos jogos experimentados: PUBG e Fortnite.


Distribuidor: Trust

Site: trust.com

Preço: €49,99


Ficha Técnica

Compatibilidade: Android, Windows
Ligações: Bluetooth 4.0
Autonomia: 30 horas
Dimensões: 148 x 110 x 58 mm
Peso: 222 gr

PCGuia