Play – Thrustmaster TCA Sidestick Airbus Edition

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

O TCA Sidestick Airbus Edition da Thrustmaster é o primeiro equipamento da nova gama destinada a entusiastas da aviação civil, a TCA (Thrustmaster Civil Aviation). Este joystick tem a particularidade de ser licenciado pela Airbus, razão pela qual o manípulo é uma réplica à escala real do utilizado pela Airbus em aeronaves da família A320.

Este manípulo tem a vantagem de ser personalizável, ao usar módulos de botões intermutáveis, permitindo-o usar na mão esquerda (como comandante) ou na mão direita (como copiloto). Com um total de quatro botões, o manípulo tem ainda de um botão central de ajuste do seu ponto de visão (POV) de oito direcções, e uma tranca integrada que permite bloquear a função de regulação de leme de direcção giratórios (eixo Z), ideal para quem já tenha pedais para o efeito.

A sua base, a mesma usada pelo clássico Thrustmaster T1600M FCS, tem a dimensão ideal e boas borrachas para uma utilização estável, seja qual for o tipo de superfície. Esta base tem um desenho simétrico com seis botões programáveis em cada lado e uma alavanca de potência (throttle) ao centro, que permite regular o impulso dos reactores das aeronaves. Em termos de desempenho, o manípulo revelou uma excelente precisão, graças à tecnologia de sensores magnéticos H.E.A.R.T. (HallEffect AccuRate Technology), sendo esta mais precisa e robusta que os tradicionais sensores mecânicos, que por vezes se tornam mais instáveis devido ao desgaste dos mecanismos.

Em jogo como Microsoft Flight Simulator X, X-Plane 11 e DSC-World, só a alavanca de potência deixou a desejar, pela inexistência de um elemento visual ou táctil que permita regular a sua intensidade, nem quando o mesmo está a ser usado como inversor de impulso dos reactores.

Felizmente, esta limitação poderá ser eliminada quando a Thrustmaster lançar o TCA Quadrant Airbus Edition, um módulo que replica as alavancas de impulso usadas nos Airbus A320. Isto só acontece em Setembro, altura que será mais próxima do lançamento daquele que será, para mim, o jogo do ano, o novo Microsoft Flight Simulator. Pelo preço pedido, é impossível exigirmos mais de um joystick, que ainda por cima tem a particularidade de ser licenciado pela própria Airbus.


Distribuidor: Thrustmaster

Site: thrustmaster.com

Preço: €69,99


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version