Parece que vai ser difícil comprar uma Playstation 5 no momento do lançamento

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A Sony vai fabricar menos 4 milhões de unidades da Playstation 5 devido a problemas de fabrico do SoC (System on a Chip) que reune o CPU e o GPU.

Ontem a agência Bloomberg publicou uma notícia que dá conta que a Sony apenas está a conseguir produzir cerca de 50% da quantidade de SoC que esperava, o que, inevitavelmente, terá impacto na quantidade de consolas Playstation 5 que vai conseguir colocar no mercado depois do lançamento.

Para quem não sabe, os SoC são circuitos integrados que combinam vários componentes de um sistema informático numa única peça, como por exemplo o processador gráfico (GPU) e memória.

No caso da Playstation 5, o SoC utilizado inclui um processador com oito núcleos Zen 2 da AMD que podem chegar aos 3,5 GHz e um processador gráfico baseado na tecnologia RDNA 2 da AMD, que pode funcionar a uma velocidade máxima de 2,23 GHz. A nova consola terá também 16 GB de memória RAM e 825 GB de armazenamento SSD.

Segundo fontes da Bloomberg, o fabrico deste chip está a revelar-se problemático e embora esteja a melhorar gradualmente, ainda não está suficientemente estável.

Os problemas de produção chegam na pior altura porque o lançamento da Playstation 5 está à porta e milhões de potenciais compradores estão à espera de conseguir uma unidade por altura do Natal.

Entretanto, em declarações ao site Gameindustry.biz, fonte oficial da Sony negou a existência de problemas com o fabrico do SoC:

“Embora não divulguemos dados concretos relacionados com a nossa produção, informação veiculada pela Bloomberg é falsa. Não alterámos as quantidades de Playstation 5 desde que começou a produção em massa.”

 

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version