Nvidia lança novo driver para resolver os problemas de estabilidade das gráficas RTX 3080

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Nvidia lançou um novo driver para as novas placas RTX 3080 devido às queixas de vários utilizadores que dizem que os jogos saem para o Ambiente de Trabalho abruptamente.

Segundo a Nvidia, o novo driver, versão 465.55, deve melhorar a estabilidade das placas da série 3000. No entanto, a empresa não se alonga muito acerca da controvérsia sobre alguns produtos de fabricantes OEM que falham quando a velocidade ultrapassa os 2 GHz.

Numa declaração oficial ao site PCMag, a empresa diz apenas que: “Em relação aos designs dos nossos parceiros, eles personalizam regularmente os seus produtos e nós trabalhamos em conjunto com eles nesse processo.”

Os problemas de estabilidade das novas placas têm sido tema de debate em vários fóruns de utilizadores desde há algum tempo. Os produtos mais mencionados têm sido os modelos RTX 3080 3080 fabricados pela MSI e pela Zotac. Estas placas têm uma velocidade base de 1,4 GHz, mas podem atingir os 1,7 GHz ou mais, dependendo do modelo e da forma como o sistema de overclocking está configurado.

No fim-de-semana passado, a EVGA deu mais informação acerca do problema. A empresa revelou que a RTX 3080 pode falhar em utilização real, se usar uma determinada configuração. A fabricante aponta especificamente um problema com os condensadores usados para armazenar energia na placa.

O problema dos condensadores

A EVGA descobriu que quando se utilizam seis condensadores Conductive Polymer Tantalum Solid Capacitor (POSCAP) na RTX 3080 podem gerar-se erros. Para resolver o problema, empresa usou vários condensadores Multilayer Ceramic Chip Capacitor (MLCC) no design final da placa.

Segundo uma publicação no fórum oficial da EVGA: “Demorámos quase uma semana para descobrir a causa dos erros e reduzir os POSCAP para 4 e adicionar 20 condensadores MLCC antes de começar a distribuição das placas finais. Esta é a razão pela qual o lançamento do modelo FTW3 da RTX 3080 se atrasou.”

A empresa nunca chegou a vender placas com os seis POSCAP, isto significa que apenas problema com os condensadores pode não explicar os problemas que têm sido reportados com as novas RTX 3080. Uma publicação de utilizador num fórum da Nvidia também encontrou problemas com uma RTX 3080 da EVGA, modelo XC.

Este problema chamou a atenção dos responsáveis pelo site Igor’s Lab que descobriram que as versões Founders Edition da RTX 3080, fabricadas e vendidas pela Nvidia, não têm estes problemas porque utilizam apenas condensadores MLCC.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version