Instagram vai usar o Messenger do Facebook para envio e leitura de mensagens

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
©Facebook

A unificação total das aplicações para mensagens dos serviços do universo Facebook está cada vez mais perto. A última novidade é que a empresa vai incorporar mais funcionalidades do Facebook Messenger no sistema de mensagens do Instagram, incluindo a possibilidade de envio de mensagens através das duas aplicações. O Facebook começou a testar essa integração no início do verão e agora fez saber que, nos próximos meses, vai chegar a todos os que usam as mensagens do Instagram.

Quando a alteração chegar, os utilizadores do Instagram vão ter de actualizar a aplicação, de forma a usar “uma nova forma de enviar mensagens no Instagram”. Ao actualizar, vão conseguir comunicar directamente com utilizadores do Facebook, mesmo que não tenham conta no Instagram. Da mesma forma, o Messenger vai permitir enviar mensagens para quem só usa o Instagram.

©Facebook

Apesar disto, o Facebook diz que esta actualização não vai unificar as contas de Instagram e de Facebook, ou combinar as caixas de entrada. Se usar ambas as aplicações, vai continuar a conseguir enviar e receber mensagens separadamente. O Facebook também permite limitar os utilizadores que não usam Instagram que lhe podem enviar mensagens, acontece o mesmo do lado de quem apenas usa o Facebook.

Esta alteração vem na sequência de outras actualizações ao sistema de mensagens do Instagram, a que faltavam algumas funcionalidades que já existiam no Messenger do Facebook. Agora, os utilizadores do Instagram vão poder reencaminhar mensagens, adicionar reacções ou definir conversas que desaparecem automaticamente com o novo ‘Vanish Mode’ (Modo de desaparecimento). A actualização também irá melhorar as ferramentas de denúncia de assédio e de outros comportamentos que vão contra os termos de utilização do serviço. Funcionalidades que já existem no Messenger.

Mesmo assim, esta alteração pode causar controvérsia. Ao contrário do Facebook, que segundo os termos de utilização, obriga os utilizadores a usarem o seu nome verdadeiro, o Instagram não tem esta regra. E muitas pessoas podem não querer ter a sua identidade real ligada à conta de Instagram.

Para prevenir o surgimento deste problema, os utilizadores têm a hipótese de desligar completamente a funcionalidade de comunicação entre serviços.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version