Google e Governo português assinam acordo para facilitar a «recuperação económica e a transição digital»

Por: Ricardo Durand
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©Rajeshwar Bachu

A Google reforçou a presença de vários programas e ferramentas digitais em Portugal, na sequência de um acordo com o Governo. Na prática, isto traduz-se em facilitar o acesso dos utilizadores a recursos da gigante norte-americana, como o Atelier Digital ou o Android Training Program.

A iniciativa ‘Grow Portugal with Google’ começa já esta semana a dar frutos com a parceria feita com o Instituto do Emprego e Formação Profissional. Quando as pessoas pesquisarem por empregos no Google terão uma experiência imersiva que lhes permitirá explorar empregos na web e refinar as pesquisas para irem de encontro às suas necessidades», explica a empresa.

Este acordo tem como principais objectivos reforçar a aposta do Governo português na «recuperação económica e na transição digital», com especial foco nas áreas de «competências digitais e empregabilidade».

No Memorando de Entendimento assinado hoje com o Governo, há, além da parceria com o IEFP, mais cinco programas com novidades. Por exemplo, o Atelier Digital passa a ser online e a ter webinars com um total de dez sessões, de dez institutos politécnicos nacionais. O objectivo é chegar ao fim do ano com «32 mil pessoas» formadas, «mais dez mil que em 2019», sublinha a Google.

O Android Training Program também sai reforçado com este acordo, com a inclusão de «formação em cloud e machine learning», além de «novas parcerias com universidades». Aqui, o objectivo é «formar mais três mil programadores» nos doze eventos que vão ser realizados, a partir de 14 de Outubro.

Uma estreia em Portugal é a da ferramenta AI for Business, que vai dar às empresas nacionais uma forma «obterem recomendações personalizadas sobre como podem implementar a IA nos seus negócios».

Este acordo inclui ainda um programa de apoio às start-ups portuguesas, o Indico Accelerator Program powered by Google for Startups, com «mentoring, formação, masterclasses, apoio na obtenção de financiamento» e a realização de três webinars gratuitos com a AICEP, sobre expansão internacional.

Por: Ricardo Durand Editor
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Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
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