ArmazenamentoReviews

TeamGroup T-Force Cardea Zero Z340

Um SSD M.2 NVMe com um bom desempenho.

Classificação

Medições9
Preço10

Gostámos

  • Desempenho
  • Dissipador de calor inovador
  • Preço

Ponto final

9.5As unidades SSD continuam a ser obrigatórias para quem ainda usa discos mecânicos. Com esta unidade da TeamGroup, garante um bom desempenho (usando a interface SATA) e um visual único neste tipo de dispositivo.

Se, para muitos, passar o sistema operativo de um disco rígido mecânico para um SSD SATA resulta num dos melhores upgrades que poderá fazer, espere até experimentar um SSD M.2 NVMe como este da Team Group.
Este módulo de 512 GB (disponível também com 256 GB e 1 TB) utiliza um rapidíssimo controlador Phison E12, que em conjunto com chips de memória Flash NAND Toshiba 64L TCL (células de tripla camada), permitiu atingir resultados impressionantes.

Estamos a falar em valores como os 3170 MB/s de velocidade de leitura sequencial, e 2290 MB/s de velocidade de escrita sequencial, segundo dados registados pelo ATTO Disk Benchmark 4.01.0f2, o que por sua vez corresponde a valores máximos de 350 mil IOPS de leitura e 300 mil de escrita (IOPS – Operações de I/O por segundo).

Se optar pelo modelo de 1 TB de capacidade, conseguirá aumentar a velocidade de escrita para valores acima dos 3000 MB/s, com os valores de IOPS a ultrapassar os 450 mil para leitura e 400 mil para escrita. Claro que estes resultados só são possíveis em sistemas equipados com ligações M.2 PCIe 3.0 x4, compatíveis com o protocolo NVMe 1.3.

Falta referir a utilização de uma inovadora película de dissipação de calor, composta por uma liga patenteada de cobre com grafeno, que garante uma redução significativa da temperatura do controlador, especialmente em situações de utilização intensiva. Isto torna-se particularmente importante quando este módulo é utilizado em motherboards com pouco espaço disponível para a colocação de um dissipador mais eficaz, como acontece no interior de um computador portátil, ou num computador desktop que utilize placas gráficas com dissipadores de grandes dimensões, visto que os módulos M.2 são, muitas vezes, colocados logo a seguir ao primeiro encaixe PCIe x16.


Distribuidor: TeamGroup

Site: teamgroupinc.com

Preço: €99,90


Ficha Técnica

Capacidade: 512 GB
Ligações: M.2 PCIe 3.0 Gen4 NVMe
Dimensões: 80 x 22 mm


Selo PCGuia Excelência

PCGuia