Review: Snaptube

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 5 min

Tal como afirmamos com o artigo dedicado ao Snappea, este revelou ser uma solução peculiar para descarregar vídeos directamente do YouTube. Porém, este revelou igualmente ter algumas limitações, limitações essas que desaparecem por completo se optar por usar a aplicação do Snaptube. Esta é uma plataforma que permite descarregar músicas e vídeos a partir de diversos serviços e redes sociais, como YouTube, Facebook, Instagram, Vimeo, Twitter, Dailymotion e outras. Ao todo, segundo os responsáveis do Snaptube, são suportadas mais de 50 fontes, podendo facilmente adicionar manualmente outra fonte, como um site com leitor multimédia integrado, para poder descarregar conteúdos desse mesmo site.

Para experimentar esta aplicação, terá que a descarregar manualmente, enquanto ficheiro APK, a partir da página do mesmo, embora o Snaptube esteja disponível em algumas lojas de aplicações (excepto Google Play), como a AppGallery da Huawei, o MiMarket da Xiaomi, Aptoide e uptodown.

Pelo facto de a principal forma de download ser através de um ficheiro APK, os produtores do Snaptube disponibilizam um relatório de segurança, referente às últimas versões da aplicação, onde comprovam que soluções de segurança como o Ad-Aware, Avira, Avast, BitDefender, ESET (NOD32), F-Secure, Malwarebytes e McAfee, entre outros, comprovam que o ficheiro de instalação do Snaptube é seguro e está de malware.

Para instalar a aplicação, de forma manual, deverá clicar no ícone para Baixar o Snaptube. Através deste processo, iniciará o download do ficheiro de instalação, de formato APK, aceitando avançar com o processo caso lhe apareça uma notificação de segurança. Quando concluído o download, deverá clicar para iniciar a instalação da aplicação, altura em que lhe poderá ser pedido para alterar os parâmetros de segurança do seu dispositivo, para permitir a instalação de aplicações provenientes de fontes desconhecidas. Alterando esta função, deverá retomar à instalação e, no final da mesma, optar por abrir a aplicação para que possa aceitar as permissões para que a aplicação possa trabalhar correctamente.

Quando esta abrir, encontrará um conjunto de vídeos referentes a recomendações tendo em conta a sua localização, algo que mudará a partir do momento em que fizer login para a sua conta de utilizador em cada rede social suportada pela aplicação. A partir daqui, terá não só os conteúdos relacionados com os seus gostos, como poderá iniciar a pesquisa sobre os conteúdos que deseja descarregar. Poderá até, clicando no ícone de “+” no canto superior direito, seleccionar diversos vídeos para descarregar ao mesmo tempo.

Reparámos também que é possível descarregar os vídeos de acordo com o tipo de conteúdo que é disponibilizado, ou seja, se um vídeo foi publicado a uma determinada resolução, como 720p, 1080p, 2.7K ou 4K, poderá descarregar o vídeo a essa mesma resolução (excepto 8K), sendo-lhe dada a possibilidade de descarregar inclusive a versão a 60 fotogramas por segundo, se o vídeo disponibilizado na plataforma tiver essa opção. Existe ainda a vantagem de poder extrair apenas o áudio do vídeo desejado, podendo determinar a qualidade do áudio através do nível de bitrate escolhido, variando este entre os 70 a 160 Kbps.

Gostámos também do detalhe de, através do menu de configurações, poder escolher o idioma, como o português de Portugal, sem alguns dos habituais erros de má tradução, como acontece em tantas aplicações com funcionalidades similares, e da possibilidade de activar o modo noite, que pode inclusive ser agendado para funcionar de forma automática, tendo em conta a hora do pôr-do-sol na sua localização, ou agendado manualmente, indicando a hora para ligar e desligar o modo noite.

Sempre que tiver alguma dúvida sobre as possibilidades ou funcionalidades do Snaptube, poderá sempre recorrer ao extenso suporte disponibilizado, como a lista de funcionalidades disponibilizadas para cada fonte/rede social suportada pela aplicação, algo que poderá consultar a partir do seguinte endereço (consultar aqui), ou então utilizar os guias completos, que explicam todos os passos necessários para realizar o download de uma música ou vídeo através da aplicação instalada no seu dispositivo móvel, conforme poderá consultar aqui.

Exit mobile version