Review: Snappea

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 4 min

Com o isolamento provocado pela pandemia do COVID-19, todos os que foram afectados pela mesma e ficaram fechados em casa acabaram por consumir mais recursos da internet como ferramenta de entretenimento, para se distrair a si, ou aos seus filhos, através da visualização de filmes e séries no Netflix, músicas no Spotify, ou a ver vídeos e músicas no YouTube. Esta plataforma da Google foi inclusive uma das plataformas que registou maior crescimento durante a pandemia, devido à facilidade de utilização e elevada disponibilidade a nível de conteúdos.

Se vive numa zona com ligações à internet limitadas, uma solução para poder aceder a esses conteúdos é o download dos mesmos, quando está perante uma ligação à internet, do tipo WiFi, para evitar gastar dados. Foi a pensar nesse tipo de utilizações que foram criadas ferramentas como o Snappea.

Este motor de pesquisa, que está associado ao popular Snaptube, recorre a uma simples página web com uma barra de pesquisa, onde poderá inserir qualquer tipo de conteúdo que deseja descarregar, desde que o mesmo esteja presente na vasta base de dados do YouTube. Este motor de busca, por estar disponível através de uma página web, pode ser acedido por qualquer dispositivo, como smartphone, tablet ou PC.

Para efectuar uma pesquisa no Snappea, basta escrever o conteúdo que deseja procurar, e clicar na tecla Enter, ou no ícone da lupa. A pesquisa irá ter em conta o que escreveu, tanto para o título do vídeo, como para a descrição ou o conteúdo, e ser-lhe-á representado os 10 resultados mais indicados para o que escreveu na barra de pesquisa. A partir desses resultados, deverá clicar no ícone que indica para Baixar, para que seja reencaminhado para uma página onde poderá escolher a resolução do ficheiro de vídeo, em formato MP4. Aqui deverá clicar novamente em Baixar para iniciar o download desse mesmo ficheiro.

Existem algumas limitações neste motor de pesquisa Snappea, como o facto de os vídeos que estejam disponíveis no YouTube a 720p ou 1080p só poderem ser descarregados a 360p, mas os vídeos que tenham uma resolução 2.7K, 4K ou superior já podem ser descarregados com uma resolução superior, embora ainda limitada a 720p, e sempre sem suporte a HDR ou outro formato de vídeo mais complexo.

Curiosamente, os vídeos descarregados, mesmo estando limitados a uma resolução de apenas 360p, oferecem uma qualidade de áudio acima do que estaríamos à espera, talvez em parte decido ao codec MP4 utilizado pela plataforma de conversão dos vídeos provenientes do YouTube pelo Snappea.

Ao longo de toda a página web, é feita referência à possibilidade de descarregar uma aplicação para Android, e embora no topo da página seja indicado para descarregar a App Snappea para Android, na realidade a aplicação descarregada é o Snaptube, aplicação essa de que iremos falar num outro artigo, visto esta disponibilizar um vasto conjunto de funcionalidades e integração com múltiplas redes sociais distintas para descarregar os conteúdos, tanto em formato de vídeo como de áudio, e com mais opções do que o Snappea.

Exit mobile version