LiDAR

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min
Luminar

A tecnologia LiDAR, que em inglês significa Light Detection and Ranging (detecção e alcance por feixe de luz), é um sistema de grande eficácia para um mapeamento muito preciso de objectos, num determinado espaço.

Esta tecnologia, desenvolvida nas décadas de sessenta e setenta do século passado, começou a ser utilizada nos anos oitenta para a medição de distâncias em topografia, ou seja, na medição de relevo de terrenos montanhosos e da profundidade dos oceanos. Para isso, o LiDAR é instalado em aviões ou satélites que, através das coordenadas por GPS, garante uma precisão ímpar no mapeamento topográfico dos terrenos. Existem sistemas destes tão precisos, que permitem fazer o mapeamento do terreno com ou sem cobertura (vegetação, edifícios, etc).

Funcionamento
O sistema LiDAR, como o nome indica, utiliza feixes de luz laser num espectro muito próximo da banda de luzes de infravermelhos, sendo estes posteriormente reflectidos na superfície do terreno (ou objectos).

É o tempo que demora o feixe de luz laser a ser reflectido que permite calcular essa distância. A precisão desta tecnologia é tal, que a LiDAR acabou por ser aplicada em diversos produtos com finalidades distintas, mas que partilham entre si o mesmo objectivo: calcular com precisão a distância entre o sistema emissor e um objecto.

Smartphones e automóveis
A tecnologia LiDAR é usada nos smartphones desde 2014, quando saíram os primeiros equipamentos com um sistema de medição de profundidade por laser, para o sistema de focagem automática. Porém, só mais recentemente assistimos à aplicação desta tecnologia em pleno, com a adopção de múltiplos feixes de luz laser, para uma medição mais precisa de um objecto a fotografar, sendo a LiDAR fundamental para aplicações de realidade aumentada.

Já a nível de automóveis, a LiDAR é, para muitos fabricantes, fundamental para um mapeamento 3D preciso da estrada e de todos os obstáculos, sejam eles vegetação, outros veículos, peões, animais,+ ou a própria irregularidade do asfalto. Esta tecnologia é, em conjunto com sensores de ultrasons e câmaras de elevada precisão, fundamentais para garantir total segurança no que toca a sistemas de condução autónoma ou semiautónoma.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version