LibreOffice. O concorrente gratuito do Microsoft Office chega à versão 7.0 com várias novidades

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min

É uma das alternativas gratuitas ao Microsoft Office e acaba de lançar a sua nova versão. O LibreOffice 7.0 está disponível para «todos os sistemas operativos» e traz várias novidades.

Entre elas está a compatibilidade com o «OpenDocument Format (ODF) 1.3, o mecanismo gráfico Skia e aceleração baseada na GPU Vulkan, e a compatibilidade detalhada com arquivos DOCX, XLSX e PPTX».

No geral, destaca-se o novo tema de ícones, o padrão Sukapura para macOS, as novas galerias de formas (setas, diagramas, ícones) e os efeitos de brilho e borda esmaecida para objectos.

Nos programas, em concreto, temos um navegador «mais fácil de usar, com mais menus de contexto» no Writer e «numeração alinhavada em listas, para consistência na interoperabilidade». Já o CALC traz «novas funções para geração de números aleatórios não voláteis» e o IMPRESS & DRAW permite agora a «geração de PDF com tamanho superior a 500 cm»

«Os novos recursos do LibreOffice 7.0 foram desenvolvidos por uma grande comunidade de contribuidores de código: 74% dos commits são de desenvolvedores empregados por empresas com assento no Conselho Consultivo, como Collabora, Red Hat e CIB, além de várias outras organizações e 26% são de voluntários individuais», diz a empresa.

Para fazer o download gratuito do LibreOffice 7.0, clique aqui.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version