HardwareNotícias

IBM lança processador Power 10

O primeiro chip de 7nm da IBM vai ser fabricado pela Samsung e é 3 vezes mais eficiente que o Power 9.

https://newsroom.ibm.com/2020-08-17-IBM-Reveals-Next-Generation-IBM-POWER10-Processor#assets_allIBM

A AMD e a Intel acabaram de ganhar mais um concorrente no mercado do hardware empresarial e dos data centers com o lançamento por parte da IBM do novo processador Power 10.

O modelo anterior, o Power 9, de 14 nm, foi lançado em 2017 e foi chip utilizado no supercomputador Summit que esteve no primeiro lugar do ranking dos supercomputadores de Novembro de 2018 até Junho deste ano. O novo modelo que substitui o Power 9 é o primeiro processador da IBM de 7nm e será fabricado pela Samsung. 

O Power 10 promete grandes melhorias em relação ao Power 9. A IBM afirma que o novo componente oferece três vezes mais capacidade de processamento e eficiência energética que o modelo anterior, 

Uma das novas funcionalidades chama-se ‘memory inception’ que permite que zonas da memória física sejam partilhadas entre um conjunto de sistemas. Cada sistema no conjunto pode aceder a toda a memória e as zonas partilhadas podem ter até alguns petabytes da capacidade.

Segundo a IBM, outra área em que o Power 10 foi optimizado tem a ver com as tarefas relacionadas com inteligência artificial que agora estão 20 vezes mais rápidas em relação ao Power 9. A segurança também não foi descurada com a quadruplicação do número de motores de encriptação AES por núcleo e com a antecipação de futuras normas de encriptação.

PCGuia