Dicas para a recuperação de dados de pens

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 6 min

Ao contrário do que acontece, por exemplo, com os discos rígidos, as pen USB não têm peças móveis: é isto que as torna mais resistentes que outros dispositivos de armazenamento de dados. Contudo, podem danificar-se na mesma, com estragos que podem levar à perda de dados.

Como é que uma pen drive se danifica?
Há duas formas de danificar uma pen drive: fisicamente e logicamente. Os danos físicos mais comuns ocorrem quando a ficha USB fica dobrada ou se separa do resto da drive. Isto acontece quase sempre quando a drive está ligada a um computador ou outro dispositivo. Outros danos físicos incluem erros na memória flash ou na placa da pen.

Os danos lógicos ocorrem ao nível dos dados guardados na drive e relacionam-se quase sempre com o sistema de ficheiros do sistema operativo. Os erros mais comuns acontecem quando se remove uma pen drive da ligação USB, enquanto está a gravar dados, mas também podem ocorrer quando a memória flash deixa de conseguir guardar ficheiros como deve ser, isto porque estas memórias têm um limite de ciclos de gravação de dados até começarem a perder a capacidade de os guardar.

Recuperar dados a partir de uma pen danificada fisicamente
Se partes da ligação USB não estiverem a fazer contacto total quando liga a pen ao computador, abane a pen suavemente. Se ouvir o som característico da detecção por parte do sistema operativo é porque a pen está ligada. Outro indicador de detecção por parte do computador é quando o LED, que algumas pen drives têm, se liga.

Assim que a pen for detectada pelo computador, abra a respectiva janela no sistema operativo e copie os seus dados para o disco, para prevenir outros problemas.

Se a parte metálica da ligação USB estiver torta e não entrar na tomada USB do computador, use um alicate de pontas para tentar endireitá-la: faça isto com cuidado para não danificar mais a ligação USB.

Caso a pen não funcione, o problema pode estar no computador. Veja se a entrada USB tem sujidade – se for o caso, use um palito de madeira para a remover. Se, mesmo assim não funcionar, leve o computador a um centro de reparação porque o sistema USB pode estar avariado.

Em último caso, se o problema for mesmo da ligação USB da pen, pode ser necessário voltar a soldá-la à placa, o que deve ser feito por alguém que saiba mesmo o que está a fazer.

Recuperar dados a partir de uma pen com danos no sistema de ficheiros
No caso de erros lógicos, ou no sistema de ficheiros, a drive pode não ser reconhecida pelo sistema operativo. Muitas vezes, estes erros aparecem quando a capacidade indicada da drive está errada por um qualquer problema com a memória ou com o chip controlador. Nestes casos terá de recorrer a software específico ou a serviços profissionais para conseguir recuperar os dados. Antes disso, verifique se existem problemas lógicos:

1 – Insira a pen numa entrada USB e abra uma janela do explorador de ficheiros do Windows. Na janela ‘Este PC’ verifique se aparece o ícone que corresponde à pen;

2 – Clique em cima deste ícone com o botão direito do rato e escolha a opção ‘Propriedades’ no menu de contexto. Na janela que surge, clique no separador ‘Ferramentas’ e depois no botão ‘Verificar’;

3 – Na janela seguinte, aparecem duas opções que tem de ligar: ‘Reparar problemas com o sistema de ficheiros automaticamente’ e ‘Procurar e tentar recuperar sectores danificados’. Se não existirem erros, será avisado de que não necessita verificar a pen. Clique em ‘Iniciar’ e em ‘Fechar’, quando o processo terminar.

Reinstale os drivers
Se, mesmo assim, não conseguir aceder aos seus dados na pen, pode existir um problema com os drivers. Para eliminar esta suspeita reinstale-os:

1 – Clique com o botão do lado direito no botão ‘Iniciar’ e depois escolha a opção ‘Gestor de dispositivos’. Procure a categoria ‘Unidades de disco’ para ver as drives que estão ligadas no computador;

2 – Carregue com o botão direito em cima da indicação da drive que está a dar problemas e escolha a opção ‘Desinstalar dispositivo’. Remova a pen e reinicie o computador;

3 – Depois de o computador voltar a arrancar, volte a inserir a pen numa entrada USB para que o Windows detecte e instale os drivers novamente.

Software de recuperação
Se nada funciona, pode tentar usar software de recuperação desenvolvido por terceiros. Existem muitas aplicações que prometem a recuperação fácil e quase total da sua informação a partir de drives USB danificadas ou apagadas por engano. Os mais eficazes são o EaseUS Data Recovery, TestDisk, PhotoRec e o Recuva.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version