PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Use a Assistência Rápida para aceder remotamente a qualquer PC
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Dicas > Guia completo > Use a Assistência Rápida para aceder remotamente a qualquer PC
DicasGuia completo

Use a Assistência Rápida para aceder remotamente a qualquer PC

Mafalda Freire
Publicado em 9 de Julho, 2020
Tempo de leitura: 5 min
©Tim Van der Kuip
©Tim Van der Kuip

Há muitas soluções para aceder remotamente aos computadores, como o TeamViewer, que podem ser especialmente úteis em tempos de distanciamento social para ajudar amigos e familiares a resolver problemas informáticos.

- Publicidade -

No entanto, o Windows tem também uma opção que pode ser suficiente para o necessita e que a maioria dos utilizadores desconhece, a Assistência Rápida (Quick Assist). Apesar de ser mais simples que outras ferramentas, tem a grande vantagem de funcionar sem que a pessoa que nos está a ajudar remotamente ter de a configurar.

Passo 1
Todas as versões do Windows 10 têm a Assistência Rápida pré-instalada, por isso não é preciso fazer instalação de qualquer software adicional. Para aceder à ferramenta vá à barra de pesquisa, escreva assistência rápida e clique no ícone do programa que aparece para o abrir. Agora peça ao dono do computador ao qual quer aceder que faça o mesmo. Depois clique no botão ‘Ajudar outra pessoa’ na área ‘Prestar assistência’.

Passo 2
Depois de clicar no botão ser-lhe-á pedido que faça login com a sua conta Microsoft, mesmo que já o tenha feito para entrar no PC. Caso não tenha uma conta, poderá criá-la facilmente no link ‘Cria uma’. A pessoa que está a ajudar não vai precisar de aceder a uma conta Microsoft.

- Publicidade -

Passo 3
Surge um código de seis dígitos que permite o acesso remoto ao outro computador. Assim, terá de o facultar à outra pessoa, para que ela o possa usar quando for pedido. A forma mais fácil de fornecer o código é o envio por email, bastando para isso clicar no respectivo link. Tenha em atenção que o código tem um prazo limitado: expira em dez minutos. Se exceder o tempo vai ter de fechar a janela da Assistência Rápida e reiniciar o processo.

Passo 4
O amigo ou familiar que está a ajudar deverá introduzir o código na área ‘Código do assistente’ e depois carregar no botão ‘Partilhar ecrã’. Em seguida, aparece uma mensagem que diz ‘A aguardar que a pessoa que o vai ajudar configure esta sessão’. Depois desta acção vai ver no seu PC uma janela com duas opções: ‘Assuma o controlo total e ‘Ver ecrã’´. Escolha a primeira e em seguida faça ‘Continuar´.

Passo 5
Vai visualizar uma mensagem que diz ‘A aguardar permissão de quem iniciou a partilha’ e no PC ao qual quer aceder, a outra pessoa vai ver uma indicação que diz que está a tentar ter acesso ao computador e em consta o seu nome e onde pode aceitar o seu pedido: botão ‘Permitir’. Peça à pessoa que clique nessa opção. Caso o utilizador se engane e faça antes ‘Cancelar’ terão ambos de voltar ao passo 1.

Passo 6
Depois de alguns segundos, ou minutos, dependendo da ligação à Internet, a outra pessoa vai ver um rebordo amarelo no desktop, o que significa que estão ligados; no seu computador vê esse ambiente de trabalho remoto na janela da Assistência Rápida. Nessa área, encontra uma série de botões que o vão ajudar a navegar e executar tarefas no outro computador.

Um deles é o ‘Canal de Instrução’, que é basicamente um mini-chat para conseguir falar com a outra pessoa que está a ajudar. Para ver o que escreveu, o amigo ou familiar terá de seleccionar essa opção também. Se quiser assinalar e dar, por exemplo, uma indicação no outro ecrã de alguma coisa que está mal, ou que queira que a pessoa veja, poderá usar a opção ‘Anotar’.

Passo 7
Quando selecciona o ‘Anotar’, o ecrã faz uma pequena paragem. Depois, aparecerá um friso em pode escolher a cor e, em seguida, desenhar no desktop remoto com o rato. Neste exemplo, mostramos como regular a luminosidade e cor do ecrã. Para finalizar a anotação, clique em ‘Sair’ no lado direito para que ambos regressem ao ecrã partilhado.

Em qualquer altura pode terminar a Assistência Rápida fechando a janela, como em qualquer outro programa que use, ou seja, carregando no X no topo direito. Isto também é válido para a pessoa que está a ajudar.

- Publicidade -
Etiquetas:Acesso remotoAssistência RápidabootcomputadorMicrosoftQuick AssistWindowsWindows 10
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

chatGPT
DicasDownload da semana

Download da semana: ChatGPT

Tempo de leitura: 6 min
DicasGuia completo

Aceder remotamente a um computador Windows

Tempo de leitura: 10 min
App do diaDicas

App do Dia – Meow Rangers

Tempo de leitura: 0 min
DicasInteligência Artificial

Três serviços de IA para gerar modelos tridimensionais

Tempo de leitura: 3 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}