iQOO revela sistema de carregamento rápido Super FlashCharge de 120 W

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

A iQOO, a sub-marca de gaming  do Grupo BBK Electronics, que detem marcas como a Oppo, VIVO, OnePlus e Realme, apresentou ontem o seu novo sistema de carregamento rápido de 120 W, designado de Super FlashCharge. Segundo responsáveis da marca, graças a esta tecnologia, bastarão apenas 15 minutos para carregar a totalidade de uma bateria com 4.000 mAh, o dobro da velocidade da actual tecnologia mais rápida do mercado, o sistema SuperVOOC 2.0 da Oppo, utilizado em modelos como o Oppo Find X2 Pro.

Para confirmar esta afirmação, foi utilizado uma unidade de demonstração durante a apresentação, que tinha a bateria completamente descarregada, demorando efectivamente 15 minutos a ficar totalmente carregada. Essa unidade de demonstração poderá ser o novo smartphone que a marca lançará no próximo mês de Agosto, que será o primeiro smartphone a suportar a tecnologia Super FlashCharge. 

Para suportar esta tecnologia, foi necessário reorganizar as células das baterias, passando o módulo da bateria a ser, efectivamente, dois módulos de menor capacidade. Ou seja, uma bateria de 4000 mAh que suporte esta tecnologia é, na realidade um conjunto de duas baterias de 2000 mAh. Estas passarão a usar um circuito de alimentação que, em vez dos actuais 20V de 6A, passam a usar 10A num circuito de 12v que, por sua vez, será dividido em dois circuitos de 5A a 12v, um para cada bateria. 

Uma das limitações desta tecnologia estará relacionada com o aquecimento das células da bateria, o que obrigará à utilização de camadas adicionais de grafite, bem como à implementação de uma solução de arrefecimento para manter a temperatura controlada. Porém, a iQOO não será o único fabricante a usar esta tecnologia, visto que tanto a Oppo como a Realme irão anunciar, nos próximos dias, os seus sistemas de carregamento rápido de 125 W. 

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version