Dica do Dia: Mudar permissões de aplicações

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 1 min

Desde que a Google lançou a versão 10 do Android, que o sistema de permissões (ou autorizações) deste sistema operativo foi completamente remodelado, passando o mesmo a exigir que sejam dadas permissões para que cada aplicação possa usar recursos do seu dispositivo, como acesso à câmara, localização, dados, microfone e outros, quando aberta pela primeira vez.

Se, por acaso, aceitou que uma aplicação desconhecida tenha permissão total às funcionalidades do seu dispositivo, está na altura de rever essas permissões, especialmente se as mesmas envolvem dados como a sua localização, não só por questões de privacidade como para evitar que esgote a rapidamente a carga da bateria.

 

Como tal, deverá aceder às definições do seu dispositivo, menu privacidade e neste escolher o gestor de autorizações ou de permissões. Aqui deverá escolher qual a funcionalidade que deseja ajustar, como a localização, e na aplicação desejada, alterar as permissões de acesso à localização para que a mesma seja só permitida durante a utilização da aplicação. Se não confiar na aplicação, poderá simplesmente recusar o acesso ao serviço de localização do seu dispositivo.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version