PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Como criar um modelo de documento personalizado no Microsoft Word
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Dicas > Guia completo > Como criar um modelo de documento personalizado no Microsoft Word
DicasGuia completo

Como criar um modelo de documento personalizado no Microsoft Word

Pedro Tróia
Publicado em 3 de Julho, 2020
Tempo de leitura: 4 min
microsoft-word-2019-05-31 (1)
Neste artigo
Como criar um modelo personalizado no Microsoft OfficeComo usar um modelo no Word

Se é utilizador do Microsoft Word, de certeza que já ouviu falar dos modelos (também conhecidos como templates). São documentos com definições predefinidas, como conteúdo de exemplo, estilos, formatação, disposição dos elementos, imagens e logos, que pode usar na criação de novos documentos sem que tenha de partir de uma folha em branco todas as vezes.

- Publicidade -

Como também já deve saber, o Microsoft Office inclui muitos modelos que pode usar, mas, se necessitar de um modelo específico para as sua necessidades, o Microsoft Word inclui uma opção para gravar um documento em formato .dotx, que depois pode usar sempre que necessário para criar novos documentos. Também é muito útil que quer simplificar e padronizar o processo de criação de alguns documentos específicos, como contratos, orçamentos, curricula, brochuras, apresentações e muito mais.

Neste guia vamos mostrar-lhe os passos necessários para criar um modelo personalizado que funcionam em praticamente todas as versões recentes do Office.

Como criar um modelo personalizado no Microsoft Office

A possibilidade de se criarem modelos personalizados está disponível no Microsoft Word incluída no Microsoft 365, Word 2019, Word 2016 e anteriores.

Para criar um modelo personalizado no Microsoft Word, siga estes passos:

Abra o Word e clique em ‘Base’.

- Publicidade -

Clique em ‘Documento em branco’.

Word1

Este é o documento que servirá de modelo.

 

Word3
Nesta imagem é mostrado um modelo predefinido do Office como exemplo, mas pode usar a sua própria estrutura do documento, com conteúdo de exemplo, formatação, estilos, disposição dos elementos na página, definições, entre outras coisas.

Clique em ‘Ficheiro’ e depois em ‘Guardar como’.

Clique em ‘Procurar’.

 

Word5

Navegue para esta localização:

%HOMEPATH\Documentos\Modelos Personalizados do Office

Dica: Pode guardar o novo modelo em qualquer localização no seu disco, mas é melhor guardá-los na pasta ‘Modelos Personalizados do Office’ para que o Word possa mostrar o separador ‘Pessoal’ quando clica em ‘Novo’.

Dê um nome ao seu novo ficheiro. No menu ‘Guardar como’, escolha a opção ‘Modelo do Word (*.dotx).

Clique em ‘Guardar’.

O ficheiro do modelo personalizado será guardado no seu disco e poderá usá-lo para criar rapidamente documentos que serão baseados nas definições que escolheu.

Em alternativa, pode modificar um dos modelos que estão disponíveis no Word e gravá-lo em formato ‘.dotx’ de forma a criar um novo modelo mais adaptado às suas necessidades.

Como usar um modelo no Word

Para usar um modelo personalizado no Word que tenha criado, siga estes passos:

Abra o Word e clique em ‘Novo’.

Clique no separador ‘Pessoal’.

Word6

Escolha o modelo que quiser usar.

Preencha os espaços que definiu no modelo com a informação necessária.

Para gravar, clique em ‘Ficheiro’ e depois em ‘Guardar’.

Escolha o local para o novo ficheiro e dê-lhe um nome.

Clique em ‘Guardar’.

Depois de completar estes passos, o seu documento será guardado num novo ficheiro sem alterar o modelo que foi usado.

- Publicidade -
Etiquetas:Microsoft WordModelostemplates
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Dicas

Correcção do erro do Outlook que impede de responder a e-mails

Tempo de leitura: 1 min
Dicas

Ocultar widgets do ecrã de bloqueio do Windows

Tempo de leitura: 0 min
App do diaDicas

App do Dia – Anxiety & Panic Relief: Calmer

Tempo de leitura: 1 min
Switch 2
Dicas

Como corrigir o indicador de bateria da Switch 2

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}