ImagemReviews

Sony FE 20mm f/1.8 G

Uma objectiva perfeita para adeptos de vlogging.

Classificação

Experiência de utilização9
Funcionalidades9
Preço8

Gostámos

  • Qualidade de imagem
  • Ideal para vídeo

A rever

  • Preço

Ponto final

8.7A nova FE 20 mm da Sony revelou ser perfeita para adeptos de vlogging, graças à amplitude grande-angular sem distorção, e elevada velocidade e precisão de focagem. Porém, deveria ser ligeiramente mais acessível para ser considerada como uma objectiva fundamental para qualquer utilizador Sony.

Com a nova FE 20mm f/1.8 G, a Sony acaba de lançar uma objectiva ultra grande angular, para sensores Full-Frame, extremamente rápida, compacta e relativamente acessível. É certo que a Sony já tinha no seu vasto catálogo de objectivas a FE 24mm f/1.4 GM, mas esta é quinhentos euros mais cara e, embora tenha uma abertura maior, é significativamente mais pesada e a diferença na amplitude focal pode ser significativa, dependendo das ocasiões.

Uma das situações onde notará essa vantagem será na captação de vídeo em formato vlog (tipo selfie), já que os 20 mm e a curta distância mínima de focagem de 19 cm, permite captar não só a sua cara, como de amigos e o espaço à sua volta.

Embora não seja um modelo da gama G Master, esta objectiva tem uma excelente qualidade de construção, oferecendo ainda alguma resistência a poeiras e humidade, tendo o elemento frontal um revestimento de flúor, que ajuda a repetir água, óleo e outros contaminantes, facilitando ao mesmo tempo a sua limpeza.
O corpo da objectiva conta ainda com um botão de focagem personalizável (por defeito serve de fixação de focagem), um anel de focagem manual linear, um anel de abertura e respectivo botão para desactivar o feedback táctil (através de clicks), bem como um botão de comutação entre focagem manual e automática. Em termos ópticos, esta Sony de 20 mm conta com doze grupos com catorze elementos ópticos, sendo um do tipo asférico avançado, e dois de dispersão extra baixa.

O sistema de abertura conta com nove lâminas curvas, que garantem um bokeh (fundo desfocado) natural, e o sistema de focagem automático recorre a dois motores lineares XD, que garantem uma focagem rápida e precisa, sendo igualmente silenciosa e praticamente sem vibração, dois pontos fundamentais para vídeo. Se no vídeo, conforme já foi dito, esta 20 mm é brilhante, no que toca à fotografia o resultado não é muito diferente, especialmente em fotografias de paisagens e de viagem, graças à elevada amplitude focal disponibilizada com pouca distorção da imagem (efeito barril), e poucas aberrações cromáticas, algo que é facilmente reduzido se usar uma abertura f/2.8, ou eliminado completamente usando uma abertura f/4.0.

Se acha os 20 mm pouco para certas ocasiões, poderá sempre dar uso ao modo APC-S, que realizará um recorte da imagem, transformando esta objectiva numa 30 mm, mantendo ainda assim uma resolução perfeitamente utilizável, como 10,2 MP se usar uma A7 III, ou 18 MP numa A7R III, como a que utilizámos. Esta objectiva só peca por o preço não ficar abaixo dos mil euros, valor esse que seria mais justo, se tivermos em conta o preço da sua principal rival, a Sigma 20mm f/1.4 DG HSM A, que tem como vantagem uma maior abertura (f/1.4), mas que perde em termos de portabilidade, graças ao elevado peso da mesma (950 gramas).


Distribuidor: Sony

Site: sony.pt

Preço: €1100


Ficha Técnica

Amplitude focal: 20 mm
Abertura: f/1.8 (máxima)
Focagem: Automática com dois motores lineares XD
Estabilização: Não
Encaixe: Sony E
Dimensões: 84,7 x 73,5 mm
Peso: 373 gr


Selo PCGuia Excelência

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×