NotíciasSoftware

Microsoft lança utilitário gratuito para recuperação de ficheiros no Windows

Se apagou um ficheiro sem querer do disco, ou de qualquer outro suporte ligado ao seu computador, pode recuperá-lo com o novo utilitário da Microsoft para Windows.

WindowsFoto - Panos Sakalakis - Unsplash

A Microsoft lançou, na semana passada, o Windows File Recovery Tool, que, como o nome indica, serve para recuperar ficheiros que tenha apagado por engano do seu disco, ou qualquer outro suporte de dados que esteja ligado ao seu computador.

Este utilitário só pode ser usado através da linha de comandos do Windows (em modo de administração) e consegue recuperar ficheiros que tenham sido apagados em discos rígidos (incluindo SSD), drives USB (incluindo pendrives) e mesmo de cartões de memória, independentemente do seu formato. Os únicos suportes de dados que não são suportados, são espaços de armazenamento em cloud ou drives partilhadas em rede.

Windows File Recovery
Windows File Recovery

Tal como acontece com qualquer outro utilitário deste género, deve usá-lo assim que detectar que os ficheiros estão em falta e não deve escrever nada para o suporte de dados a partir de onde pretende recuperar os ficheiros. O novo utilitário consegue recuperar ficheiros MP3, MP4, documentos PDF, fotos em JPEG e documentos Word, Excel e Powerpoint.

Por defeito, o novo utilitário da Microsoft tem um modo desenhado para recuperar ficheiros em suportes formatados em NTFS e consegue mesmo recuperar dados a partir de suportes que tenham sido formatados. Existe um segundo modo de funcionamento, chamado ‘Signature Mode’, que permite a recuperação de tipos de ficheiros específicos em suportes formatados em FAT, exFAT e ReFS. A recuperação neste segundo modo demora mais tempo a concluir.

O Windows File Recovery será, por isso, uma ferramenta útil para quem apagou por engano um documento importante, ou formatou uma drive inteira. Outra ferramenta de recuperação de ficheiros que já existe no Windows há alguma tempo é a funcionalidade ‘Versões Anteriores’, que permite ficheiros apagados, mas tem de ser ligada pelo utilizador, porque está desligada por defeito.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×