Imagem das novas placas gráficas Nvidia RTX 3080 aparecem em site chinês

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Estas podem ser as primeiras fotografias das placas gráficas Nvidia da próxima geração, as RTX 3080, as primeiras para o mercado de consumo que incluem a nova arquitectura Ampere.

As imagens apareceram no fórum chinês Chiphell e não é de todo claro se são imagens da RTX 3080 Founders Edition, a tradicional primeira edição que a Nvidia costuma fazer quando lança uma nova série de placas gráficas ou se é de uma placa com uma opção possível para o design final.

Independentemente das especulações, uma coisa que salta à vista é o facto de estas placas terem duas ventoinhas, uma de cada lado da placa e um dissipador de calor entre elas. 

Imagem wireframe da nova RTX 3080. Videocardz.com

 

Não se sabe se este será um design final e se as ventoinhas extraem ou injectam ar no dissipador.

Não se conseguem ver as entradas para alimentação nas fotografias, o que pode querer dizer que essas ligações tenham sido movidas para a extremidade, como acontece nas placas gráficas profissionais Nvidia Quadro. Também parece estar presente uma nova versão da ligação NVLink próximo do suporte traseiro.

As gráficas RTX 3080 com os novos GPU Ampere ainda não têm uma data concreta para o lançamento, mas se já há leaks de um possível design pode querer dizer que um lançamento formal estará para breve.

Especificações do GPU Nvidia Ampere GA100

8192 núcleos CUDA a uma velocidade máxima de 1750 MHz

1024 núcleos Tensor

256 núcleos RT

Método de fabrico: 7nm

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version