portugalcasino.pt

Guia completo para resolver problemas da Actualização de Maio 2020 do Windows 10

Windows 10

A nova actualização de Maio 2020 do Windows 10, vem recheada de funcionalidades que têm como objectivo melhorar a experiência de utilização em todos os tipos de computadores.

Mas, apesar de a Microsoft ter melhorado os procedimentos de teste das actualizações do Windows, existe sempre a possibilidade de haver erros antes, durante e depois de terminar o upgrade do sistema.

Os potenciais problemas podem surgir de várias fontes, como falta de espaço em disco, programas que são incompatíveis com a nova versão, drivers desactualizados, configurações muito alteradas e problemas com o próprio hardware.

Neste guia vamos mostrar-lhe os problemas mais comuns que podem surgir durante a actualização do Windows e as respectivas soluções.


Indice

Resolver problemas com o Windows Update na Actualização Maio 2020

Resolver problemas com a Media Creation Tool

Resolver problemas com drives USB

Resolver problemas de instalação da actualização de Maio 2020 do Windows 10

Resolver problemas de armazenamento na actualização de Maio 2020

Rsolver problemas de compatibilidade com hardware e software

Resolver problemas após a instalação da Actualização de Maio 2020

Resolver o impedimento de instalação da Actualização de Maio 2020 devido a problemas de integridade da memória

Resolver problemas na Actualização de Maio 2020, causados por drivers desactualizados para gráficas Nvidia


 

Como resolver problemas com o Windows Update na Actualização Maio 2020

Apesar da Microsoft recomendar que a actualização do Windows 10 seja feita através do Windows Update, esta funcionalidade não é perfeita e, por vezes, surgem erros que podem impedir uma actualização de ser instalada.

Se o Windows Update não funcionar, pode usar a função de resolução de problemas para poder instalar a Actualização de Maio 2020:

Aceda ao ‘Menu Iniciar’ e clique na roda dentada para aceder às ‘Definições’

Clique em ‘Actualizações e Segurança’ e depois em ‘Resolução de problemas’ na coluna da esquerda.

Depois clique em ‘Resolução de problemas adicionais’. A janela muda para uma lista de problemas possíveis. Abaixo de ‘Tornar operacional’, clique em ‘Windows Update’ e depois clique no botão ‘Executar a resolução de problemas’.

Siga as instruções que aparecem no ecrã e, no fim, reinicie o computador.

Após terminar este processo a Actualização de Maio 2020 do Windows 10 deve ser instalada.

Caso apareça o erro 0xc1900223 isso quer dizer que o sistema não consegue descarregar a actualização e não há nada que possa fazer neste momento. O Windows Update vai tentar descarregar a actualização outra vez mais tarde.

Resolver o erro 0x80073712 através do Windows Update

Se, durante a actualização do Windows 10 para a versão 2004, aparecer o erro 0x80073712, isso quer dizer que um, ou mais ficheiros não estão presentes ou estão danificados.

Para resolver este problema, pode usar a ferramenta ‘Deployment Servicing and Management (DISM)’ através da linha de comandos para restaurar os ficheiros de sistema.

Siga estes passos:

Aceda ao menu ‘Iniciar’, escreva ‘Linha de comandos’ e clique com o botão direito do rato em cima do primeiro resultado e escolha a opção ‘Executar como administrador’ que aparece no menu de contexto.

Na janela que se abre, escreva o seguinte comando:

dism /Online /Cleanup-image /Restorehealth

Depois de terminar estes passos, os ficheiros danificados serão reparados e o Windows Update deve começar a descarregar e instalar a actualização do sistema operativo.

Resolver o erro 0x800F0922 através do Windows Update

O erro 0x800F0922 pode aparecer quando utiliza o Windows Update, se o seu dispositivo não se conseguir ligar aos servidores da Microsoft, ou se a partição de sistema reservada não tiver espaço suficiente.

Desligue a sua VPN

Este erro costuma aparecer tipicamente quando está a tentar actualizar o sistema operativo enquanto a ligação a uma VPN está activa.

Para o resolver desligue a sua sessão VPN. Se estiver a usar a funcionalidade VPN do Windows, siga estes passos:

Clique no ícone da ligação de rede que está à esquerda na ‘Barra de Tarefas’.

Seleccione a ligação VPN e clique no botão ‘Desligar’.

Se estiver a usar outra VPN, que, por exemplo, use um programa específico para gerir a ligação, terá de o usar para desligar a sessão no serviço de VPN.

Redimensionar a partição reservada do sistema

Se usar um qualquer software de segurança que guarde dados na partição reservada do sistema, então há uma boa hipótese que a actualização do Windows não consiga instalar.

Quando isto acontece, terá de usar um programa específico para redimensionar a partição reservada para que fique maior ou igual a 500MB de capacidade. Em alternativa, pode fazer uma instalação limpa da versão 2004 do Windows, que não só resolve o problema, mas também estará menos sujeita a problemas, porque é completamente nova.

 

Como resolver problemas com a Media CreationTool

A Media Creation Tool é um programa que foi pensado em primeiro lugar para fazer instalações limpas do Windows 10, mas também pode encontrar problemas durante a sua utilização, especialmente se estiver a usá-la nos primeiros tempos desta actualização de Maio 2020.

O que fazer se a Media Creation Tool bloquear durante o download

Como parte do processo de actualização, a Media Creation Tool descarrega os ficheiros de instalação do sistema, entre outros.

O problema pode surgir quando está a fazer o download dos ficheiros que nãos estão directamente ligados à instalação e isto vai bloquear a instalação da actualização do sistema operativo.

Se a mensagem “A obter actualizações” ficar no ecrã durante muito tempo, siga estes passos para desbloquear o processo:

Clique no botão de fecho da aplicação.

Inicie a Media Creation Tool outra vez.

Siga as instruções que aparecem no ecrã.

Assim que os ficheiros de instalação acabarem de descarregar, desligue o cabo de rede ou desligue o computador da rede sem fios.

Depois de fazer isto, a aplicação vai dar um erro de ‘time out’ e a instalação vai continuar. Depois do sistema estar instalado, o Windows Update vai instalar os ficheiros que não foram descarregados.

O que fazer se a Media Creation Tool não arrancar

No caso de o processo de instalação não iniciar o download dos ficheiros, terá de iniciar a instalação manualmente:

Abra o ‘Explorador de ficheiros’.

Copie e cole o seguinte caminho para o ‘Explorador de ficheiros’:

C:\$Windows.~BT\Sources

Dê dois cliques no ficheiro ‘Setupprep.exe’ para lançar o assistente de instalação.

Depois de completar estes passos, deve ser possível continuar o processo de actualização para a Actualização de Maio 2020.

Se o problema persistir, deve fazer a actualização através do ‘Assistente de actualização’.

 

Resolver problemas com drives USB

Se a instalação falhar quando está a usar um suporte de arranque USB, quase de certeza é porque a pendrive está danificada ou faltam alguns ficheiros. Pode resolver este problema rapidamente através da Media Creation Tool:

Aceda à página de download do Windows 10 no site da Microsoft e clique em ‘Fazer download da ferramenta agora’.

Quando o download acabar, faça dois cliques em cima do programa que descarregou.

Escolha a opção ‘Criar suporte de dados de instalação (pen USB, DVD ou ficheiro ISO) para outro PC’ e clique em ‘Seguinte’.

Escolha o seu idioma, arquitectura e a edição do Windows, se forem diferentes da selecção por defeito que aparece na janela. No fim, clique em ‘Seguinte’.

Escolha a opção ‘Pen USB’ e clique em ‘Seguinte’.

Escolha a pen drive na lista que surge de seguida e clique em ‘Seguinte’.

No final, clique em ‘Terminar’.

Quando o processo acabar, terá uma pen drive de arranque com os ficheiros necessários para actualizar o seu dispositivo.

Se o dispositivo USB falhar outra vez, repita o processo a partir de outro computador. Pode também usar outra aplicação, como o Rufus para tentar criar o suporte de instalação.

 

Resolver problemas de instalação da actualização de Maio 2020 do Windows 10

Ao iniciar a actualização do Windows 10, o processo pode falhar e mostrar várias mensagens de erro diferentes, que dependem do problema que estiver a bloqueá-lo.

Resolução dos erros 0x8007042B 0x4000D e 0x800700B7 0x2000A

Se o processo de instalação falhar e mostrar os erros 0x8007042B 0x4000D ou 0x800700B7 0x2000A, isso quer dizer que está outro processo a decorrer em segundo plano.

Normalmente esses processos são de aplicações e serviços que são carregados durante o arranque do sistema, como antivírus.

Se estiver a fazer uma actualização por cima do sistema que tem na máquina, pode usar o ‘Gestor de tarefas’ para parar esses processos ou aplicações:

Aceda ao menu ‘Iniciar’, escreva ‘Gestor de tarefas’ e clique no primeiro resultado que aparecer.

Clique no botão ‘Mais detalhes’, escolha uma aplicação e clique no botão ‘Terminar tarefa’.

Repita o passo anterior até ter terminado todas as tarefas que não tenham a ver com o processo de instalação.

Continue a actualização.

Em alternativa pode fazer um arranque limpo do computador para iniciar a actualização, ou ainda pode remover o programa que está a bloquear a instalação.

Para remover os programas que possam estar a gerar um conflito com a actualização, siga estes passos:

Abra o menu ‘Iniciar’ e clique na roda dentada para aceder às ‘Definições’.

Clique em ‘Aplicações’ e depois em ‘Aplicações e funcionalidades’.

Escolha a aplicação que quiser remover e clique no botão ‘Desinstalar’.

Siga as instruções que aparecem no ecrã.

Assim que completar estes passos, os erros já não devem aparecer e pode acabar a actualização do Windows 10.

Resolução do erro 0xC1900107

O código de erro 0xC1900107 indica que um dispositivo foi actualizado recentemente para uma versão nova. Contudo, os ficheiros de instalação não foram apagados e isto pode fazer com que a instalação seja interrompida.

Reiniciar o computador resolve este problema na maioria das vezes, mas, se o erro persistir, use o ‘Sensor de armazenamento’ para remover os ficheiros manualmente:

Abra o menu ‘Iniciar’ e clique na roda dentada para aceder às ‘Definições’.

Clique em ‘Sistema’ e depois em ‘Armazenamento’, que está na coluna da esquerda.

Clique em ‘Configurar sensor de armazenamento ou executá-lo agora’.

Em ‘Libertar espaço agora’, clique em ‘Limpar agora’.

Após completar estes passos, deve conseguir concluir a instalação da actualização do Windows sem que apareça o erro 0xC1900107.

Resolver problemas que impedem o processo de actualização de terminar com sucesso

Quer esteja a tentar instalar uma nova funcionalidade ou uma actualização, se algo correr mal podem aparecer estas duas mensagens de erro:

Erro: Não foi possível terminar a actualização. A reverter alterações. Não desligue o computador.

Erro: Não foi possível concluir as actualizações do Windows. A reverter alterações.

Como se pode ver, estas mensagens são genéricas, por isso vai ter de saber o código de erro para encontrar uma solução.

Para saber o código de erro, faça o seguinte:

Abra o menu ‘Iniciar’ e clique na roda dentada para aceder às ‘Definições’.

Clique em ‘Actualizações e segurança’ e depois em ‘Windows Update’.

Clique em ‘Ver histórico de actualizações’.

Anote o código de erro que aparece junto à actualização que falhou.

Para encontrar soluções para estes erros específicos aceda aos fóruns da Microsoft.

Também pode procurar na página de apoio técnico do histórico de actualizações do Windows 10, para descobrir se a actualização tem algum problema conhecido e se a Microsoft está a desenvolver uma resolução.

Problemas com o Setup do Windows

Se estiver a obter o erro ‘Erro: Esta actualização não é aplicável a este computador’, isso pode querer dizer que faltam algumas actualizações ao seu sistema operativo e é o que está a impedir o computador de ser actualizado.

Para verificar as actualizações:

Abra o menu ‘Iniciar’ e clique na roda dentada para aceder às ‘Definições’.

Clique em ‘Actualizações e segurança’ e depois em ‘Windows Update’.

Clique no botão ‘Verificar actualizações’.

Instale as actualizações que faltarem, depois tente fazer o upgrade para a nova versão do Windows.

Resolver o erro 0x80200056

O erro 0x80200056 não é crítico. Esta mensagem apenas serve para informar que o dispositivo foi reiniciado acidentalmente durante o processo de actualização.

Para resolver este problema, simplesmente volte a iniciar a actualização depois da máquina acabar de arrancar.

Resolver problemas com o ‘Assistente de actualização’

Para além do ‘Windows Update’ e da ‘Media Creation Tool’, a Microsoft também disponibiliza o ‘Assistente de actualização’, que serve para forçar a actualização do sistema operativo, quando o ‘Windows Update’ não estiver a funcionar como deve ser. Contudo, como acontece com qualquer programa, esta ferramenta não à prova de erros e, por vezes, aparecem erros.

Se estiver com problemas durante a utilização desta ferramenta, como downloads que ficam bloqueados, o problema quase sempre tem a ver com a ligação à rede.

Para os resolver, siga estes passos:

Desligue o computador da rede, removendo o cabo de rede ou desligando-o do WiFi. Depois de o fazer, espere cerca de um minuto, volte a ligar a rede e volte a activar o ‘Assistente de actualização’.

Em alternativa, reinicie o computador e volte a activar o assistente.

Ou ainda pode descarregar o assistente outra vez.

Se o problema persistir, use a ‘Media Creation Tool’ para fazer uma actualização do Windows 10.

 

Resolver problemas de armazenamento na actualização de Maio 2020

Apesar de o Windows 10 ter agora um espaço reservado para as actualizações no suporte de dados principal, ainda podem surgir mensagens de erro relacionadas com o armazenamento de dados:

0x80070070 – 0x50011

0x80070070 – 0x50012

0x80070070 – 0x60000

Os requisitos mínimos de hardware para ser possível instalar o Windows 10 versão 2004 incluem, pelo menos, 16 GB de espaço livre em qualquer suporte de armazenamento, para a versão de 32 bits e de 20 GB para a versão de 64 bits. Se o seu computador não tiver espaço suficiente, não será possível instalar a actualização de Maio 2020 do Windows 10.

Para resolver este problema, siga estes passos:

Abra o menu ‘Iniciar’ e clique na roda dentada para aceder às ‘Definições’.

Clique em ‘Sistema’ e depois em ‘Armazenamento’, que está na coluna da esquerda na janela.

Em ‘Disco Local (C:), clique em ‘Ficheiros temporários’.

Escolha os tipos de ficheiros a remover para arranjar espaço no disco principal do dispositivo.

De seguida clique em ‘Remover ficheiros’.

Depois de completar estes passos, já deverá ser possível instalar a actualização. Contudo, se continuar a não ter espaço suficiente, deve considerar adicionar mais espaço, que pode ser um disco externo com pelo menos 16 GB de espaço e que possa ser usado como armazenamento temporário.

 

Resolver problemas de compatibilidade com hardware e software

Os problemas de compatibilidade de software e hardware podem, por vezes, bloquear o processo de actualização e não permitem que complete até que estejam resolvidos.

Resolver o erro 0x80070002 0x20009

Ao tentar actualizar o Windows a partir de uma versão muito antiga directamente para a versão mais recente, pode aparecer o erro 0x80070002 0x20009, que indica que o sistema não consegue encontrar ficheiros específicos.

Este problema pode ser resolvido facilmente, removendo todas as drives externas que tenha ligadas ao seu computador (menos a que contém os ficheiros de instalação). Assim que o fizer, volte a iniciar o processo de instalação.

Resolver o erro 0xC1900101

Quer esteja a tentar instalar a versão 2004 do Windows, ou qualquer outra, podem aparecer erros com códigos que começam em 0xC1900101 ou 0x80090011, que podem indicar que há problemas com um ou mais drivers.

Os códigos são:

0xC1900101 – 0x2000c

0xC1900101 – 0x20017

0xC1900101 – 0x30017

0xC1900101 – 0x30018

0xC1900101 – 0x3000D

0xC1900101 – 0x4000D

0xC1900101 – 0x40017

Se aparecer um destes códigos de erro, dê uma vista de olhos às dicas abaixo:

Desligue periféricos

Para minimizar os erros durante a actualização, é aconselhável desligar todos os periféricos que não sejam essenciais para o funcionamento do computador, como drives externas, impressoras, dispositivos Bluetooth, dispositivos USB, câmaras e outros.

Depois de acabar a instalação pode voltar a ligá-los.

Actualize os drivers

Novas versões dos drivers podem ser obtidas através do site do fabricante do dispositivo em questão, ou através do próprio Windows.

No primeiro caso, descarregue o driver a partir do site do fabricante, dê dois cliques em cima do programa que acabou de descarregar e siga as instruções do assistente de instalação do driver.

No segundo caso, abra o ‘Gestor de dispositivos’ através de um clique com o botão direito no botão ‘Iniciar’ e depois escolhendo o ‘Gestor de dispositivos’ no menu que surge.

Procure o dispositivo que está a dar problemas, clique com cima dele com o botão direito e escolha a opção ‘Actualizar controlador’. O Windows vai procurar a versão mais recente do driver em questão no seu próprio repositório.

Dica: Por vezes os drivers mais recentes demoram algum tempo a chegar ao repositório do Windows, por isso experimente sempre instalar os drivers manualmente.

Optimize o armazenamento

Se aparecer um erro 0xC1900101, pode desinstalar aplicações e migrar ficheiros pessoais para outra localização para outra drive para libertar espaço na drive principal.

Repare a instalação do Windows

Um erro com o código 0xC1900101 pode indicar também um problema com a instalação do Windows que está no computador.

Pode resolver este problema através dos utilitários Deployment Servicing and Management (DISM), System File Checker (SFC) e System File Checker (SFC).

Instalação limpa

Se não conseguir resolver o erro, use a Media Creation Tool para fazer uma instalação limpa do Windows 10.

Resolver os erros 0xC1900200, 0xC1900202, 0x80300024

Se o seu computador já funcionar com qualquer outra versão do Windows 10, estes erros não devem aparecer. Contudo, se aparecerem os erros 0xC1900200 – 0x20008, 0xC1900202 – 0x20008 ou 0x80300024, isso quer dizer que o computador não tem os requisitos mínimos para instalar a nova versão do Windows 10.

Os requisitos mínimos para poder executar o Windows 10 2004 são:

Processador: 1GHz.

Memória RAM: 2 GB para a versão de 32 ou 64 bits.

Espeço em disco: 16 GB para a versão de 32 bits ou 20 GB para a versão de 64 bits.

Placa gráfica: DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 1.0.

Monitor: 800×600.

Resolver o erro 0x800F0923

O código de erro 0x800F0923 refere-se a um problema de compatibilidade com um driver ou um programa que estão instalados no computador. Quando fizer a actualização do Windows 10 para uma nova versão, este erro tem normalmente a ver com o driver da placa gráfica ou com um programa antivírus.

Uma forma de descobrir a que é que se refere este erro é através da execução do Assistente de Actualização ou da Media Creation Tool, se, durante a instalação, estas ferramentas detectarem um problema de compatibilidade, eles reportam-no com mais clareza.

Se for um problema de drivers, vá ao site do fabricante do hardware e descarregue a versão mais recente do driver para descarregar e instalar a versão mais recente.

Resolver o erro 0xC1900208

Durante a actualização pode surgir o erro 0xC1900208, que indica que uma aplicação instalada no computador não é compatível com a nova versão do Windows. Normalmente estas aplicações são as mais antigas de alguns programas e também programas antivírus.

Pode remover o programa em questão através das ‘Definições’ e depois no painel ‘Aplicações’, escolha a aplicação a remover e clique no botão ‘Desinstalar’.

 

Resolver problemas após a instalação da Actualização de Maio 2020

Apesar de conseguir terminar o processo de instalação da versão 2004 do Windows 10, podem aparecer vários problemas, como ecrãs negros, problemas de rede e de activação do Windows.

Resolver o problema com ecrã negro depois da actualização

O problema de o ecrã ficar a preto depois de uma actualização não é incomum. Normalmente quer dizer que há problemas com o driver da placa gráfica, com o hardware ou pode querer dizer que a nova versão não ficou bem instalada.

A forma mais rápida de resolver o problema é remover a actualização de Maio 2020 através das opções de arranque avançadas:

Ligue o seu computador.

Logo que apareça o logo do Windows, prima o botão de energia. Repita mais duas vezes.

Ao quarto arranque, o Windows vai entrar em modo de recuperação. Clique em ‘Resolução de problemas’.

Clique em ‘Avançadas’ e depois em ‘Remover actualizações’.

Clique em ‘Remover a actualização mais recente’.

Insira as suas credenciais do Windows e clique em ‘Remover actualização’.

Depois de completar estes passos, a versão 2004 do Windows será removida e a anterior será restaurada, em princípio o problema do ecrã preto deve ficar resolvido. É recomendável não tentar actualizar até ser lançado uma resolução para o problema.

Resolver problemas de rede após uma actualização

Depois de instalar a Actualização de Maio 2020 do Windows 10, podem surgir problemas de rede, como perda de velocidade nas redes sem fios, ligação intermitente, perda de ligação ou o sistema deixa de ser capaz de reconhecer a placa de rede.

Para resolver estes problemas, siga estes passos:

Aceda ao menu ‘Iniciar’ e depois clique na roda dentada.

Clique em ‘Rede e Internet’, abaixo de ‘Definições avançadas de rede’, clique em ‘Resolução de problemas de rede’ e siga as instruções.

Passados uns momentos, a sua ligação à rede deve começar a funcionar correctamente.

Repor os adaptadores de rede

Se os problemas persistirem, terá de repor o adaptador de rede, o que vai remover, reinstalar e usar as definições padrão do adaptador de rede e assim resolver o problema.

Siga estes passos:

Aceda ao menu ‘Iniciar’ e depois clique na roda dentada.

Clique em ‘Rede e Internet’ e depois em ‘Estado’ na coluna da esquerda na janela.

No fundo da janela, clique em ‘Reposição da rede’ e depois em ‘Repor agora’.

Assim que o fizer, o Windows irá desinstalar e voltar a instalar o adaptador de rede. As definições também serão repostas.

Resolução de problemas de activação do Windows após a actualização

No Windows 10, independentemente da versão que estiver a usar, depois de se fazer a activação inicial, o dispositivo é reactivado automaticamente sempre que se faz uma actualização, ou uma instalação limpa, sem a necessidade de inserir a chave do produto. Contudo, pode haver alturas em que a reactivação não funciona, o que faz com que apareça uma mensagem a indicar que o Windows não está activado, com o código 0x803F7001.

Se isto acontecer, seja paciente e espere um pouco, o Windows vai reactivar automaticamente. Se se passarem muitos dias, pode usar a funcionalidade de resolução de problemas de activação para activar o seu dispositivo.

 

Resolver o impedimento de instalação da Actualização de Maio 2020 devido a problemas de integridade da memória

Durante o processo de instalação da actualização pode surgir a mensagem ‘As definições do seu PC têm de ser ajustadas antes de actualizar para a última versão do Windows. Desligue a protecção de integridade da memória para continuar’ e o processo de actualização é interrompido.

De acordo com a Microsoft, isto deve-se a um problema de compatibilidade com alguns drivers de placas gráficas e é recomendável actualizá-los para a versão mais recente. Contudo, a forma mais rápida é mesmo desligar o sistema de protecção de integridade da memória:

Abra a janela da ‘Segurança do Windows’ com um clique no escudo que está na ‘Área de notificação’ no conto inferior direito do ecrã.

Clique em ‘Segurança do dispositivo’ na coluna da esquerda. Em ‘Isolamento do núcleo’, clique em ‘Detalhes do isolamento do núcleo’.

Use o interruptor para desligar a integridade da memória.

A partir daqui, deve já ser possível actualizar o Windows.

 

Resolver problemas na Actualização de Maio 2020, causados por drivers desactualizados para gráficas Nvidia

Se durante o processo de instalação da actualização aparecer um ecrã azul, quase de certeza que tem a ver com o facto de estar a usar drivers antigos para uma placa gráfica da Nvidia. Devido a problemas de incompatibilidade de alguns drivers Nvidia, a Microsoft recomenda que se actualize estes drivers para a última versão, se for possível, antes de actualizar o Windows 10.

Se não for possível actualizar os drivers, é aconselhável não actualizar o Windows 10 até que seja encontrada uma solução. Contudo, se conseguiu actualizar e estiver com problemas pode sempre voltar à versão anterior do Windows.

Pode fazê-lo assim:

Nas ‘Definições’, clique em ‘Actualizações e Segurança’ e depois em ‘Recuperação’ que está na coluna da esquerda.

Em ‘Voltar à versão anterior do Windows 10’ clique em ‘Iniciar’.

Depois é só seguir as instruções para voltar à versão anterior do sistema operativo.