Dica do Dia: O que é um iPhone recondicionado?

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min
iPhone X PCGuia

Embora existam equipamentos excelentes de marcas como a Samsung, Huawei, Sony, Xiaomi e outros, o iPhone da Apple continua a ser o smartphone mais desejado pela grande maioria de utilizadores. É devido a esse desejo que têm surgido lojas e empresas especializadas na comercialização de smartphones da Apple recondicionados. Mas afinal o que são dispositivos recondicionados?

Basicamente um smartphone recondicionado é, na maior parte dos casos, um equipamento de exposição de uma loja, ou um equipamento que foi devolvido durante o período de devolução pós compra. Ou seja, o equipamento é, muitas vezes quase novo (ou semi-novo, como dizem no mundo dos automóveis), mas poderá evidenciar algum desgaste ou maus tratos devido à habitual utilização descuidada de quem os experimenta nas lojas. 

Mas isso não significa que os equipamentos estejam estragados, ou que precisem de ser reparados. Para tal, todos os equipamentos recondicionados tendem a ser rigorosamente inspeccionados, sendo posteriormente limpos e testados, para garantir que todas as suas funcionalidades estão a funcionar correctamente, como o ecrã e o sensor táctil, as câmaras, as ligações, vibração, microfone e altifalantes, botões e acessórios.

Após essa inspecção, são atribuídas categorias, de acordo com o estado em que se encontram, se em excelente estado, em bom estado (com ligeiros sinais de uso) ou estado razoável, com sinais de uso acentuado. Dependendo da loja onde os mesmos são vendidos, estes poderão ter dois anos de garantia, ou então apenas um ano, caso o equipamento seja uma devolução ou usado.

Se vale a pena comprar um iPhone recondicionado? Da experiência que temos, vale a pena adquirir um iPhone recondicionado, desde que o mesmo seja adquirido numa loja de confiança, e com garantia, como a Fnac, Worten, Phone House, iServices e a Forall Phones).

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version