Corsair A500

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Embora a Corsair seja uma marca bastante conhecida em termos de arrefecimento de componentes de PC, este A500 é o seu primeiro dissipador a ar. E, pelas dimensões, a Corsair quis mesmo começar em grande, já que este autêntico monstro, tanto nas dimensões, como no peso (quase 1,5 Kg) é o maior dissipador que alguma vez experimentámos. Isto, logo por si, representa um desafio, pois implica que não será compatível com todas as motherboards, mesmo que o encaixe esteja listado como compatível pela Corsair, devido às suas dimensões.

Em termos de memórias, não se preocupe: a Corsair foi bastante engenhosa e criou um sistema de encaixe que permite ajustar a altura das duas ventoinhas de 120 mm (da série ML120), para que não colidam com os dissipadores dos módulos de memória RAM.

Com uma construção maioritariamente em alumínio, este dissipador é, no fundo, uma solução de torres duplas interligadas em alumínio, ou seja, as lâminas, quando vistas de cima, têm o formato de um “O”, estando estas ligadas a quatro heatpipes, dois internos de maior dimensão (8 mm) e dois externos mais estreitos (6 mm). Isto permite ter uma transferência de calor optimizada, entre a base em cobre (com acabamento em níquel) e as já referidas lâminas em alumínio.

A base já vem com pasta térmica previamente aplicada, utilizando um padrão optimizado para um bom contacto com a superfície do processador, tendo a Corsair adicionado uma bisnaga de XTM50 para futuras reaplicações do dissipador.

Em termos de desempenho, o A500 revelou estar ao nível de modelos de referência, como o Noctua NH-U12A e o Scythe Fuma 2, embora com um ponto menos positivo: o elevado ruído gerado pelas ventoinhas utilizadas. Para contornar esta situação, é essencial regular a sua rotação: só assim chegamos ao ponto de equilíbrio ideal, entre desempenho e ruído gerado.

O preço, para um primeiro modelo do género, poderia ser mais apelativo, e também sentimos a falta de iluminação RGB nas ventoinhas, como acontece com os conjuntos de arrefecimento líquido da marca.


Distribuidor: Corsair

Site: corsair.com

Preço: €99,90


Ficha Técnica

Materiais usados: Cobre com acabamento em níquel na base, alumínio nas lâminas
Encaixes: Intel LGA 1150 a 2066, AMD AM2 a AM4
Dimensões: 171 x 169 x 144 mm
Peso: 1460 gramas
Ventoinhas: ML 120
Velocidade da Rotação: 400 a 2400 rpm
Fluxo de Ar: 12 a 75 CFM
Nível de ruído: 16 a 37 dBa

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version