Xiaomi ameaça domínio da Samsung, Apple e Huawei na Europa

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min
Xiaomi

Já todos sabemos que 2020 será um ano para esquecer, muito por culpa da crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus, mas não esperávamos resultados tão negativos para o primeiro trimestre de 2020 (face ao período homólogo), se tivermos em conta que os estados de emergência dos países europeus só teve início a meio do mês de Março.

Observando aos gráficos disponibilizados, verificamos a existência de perdas de dois dígitos em praticamente todos fabricantes de smartphones, com a Huawei a liderar a queda com um crescimento negativo de 40%, seguida pela Samsung com queda de 21%, embora esta mantenha a posição de liderança com 37% de quota de mercado. A grande surpresa foi a Xiaomi, o único fabricante a registar um crescimento impressionante.

Canalys

Face ao primeiro trimestre de 2019, a Xiaomi (em conjunto com a sub-marca Redmi) cresceu 79% no mercado europeu, tornando-se assim na quarta marca de smartphones mais vendida na Europa, com 10% de quota de mercado. Tendo em conta estes resultados, existe a possibildiade da Xiaomi conseguir conquistar a terceira posição, se a Huawei não conseguir contrariar a actual tendência de declínio nas vendas de equipamentos.

Verificando isoladamente por cada mercado, a Xiaomi chegou mesmo a conquistar a posição de liderança em Espanha, com 28% de quota de mercado, fruto do crescimento de 46% face ao período homólogo. Porém, mais impressionante que isso é o aparecimento da Oppo (em conjunto com a sub-marca Realme), que já conseguiu conquistar a quinta posição, graças a um crescimento de 1024%. Sim, quatro dígitos…

Canalys

Também em Itália a Xiaomi impressionou, ao conquistar a terceira posição (graças um crescimento de 306%), tal como em França, com a conquista da quarta posição (crescimento de 83%). Se tivermos em conta que, entretanto, a Xiaomi lançou a família Mi 10, e Note 9 da Redmi, esperam-se resultados ainda mais impressionantes agora para o segundo trimestre.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version